Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-pagenavi domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/runcloud/webapps/site-prod/public/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/runcloud/webapps/site-prod/public/wp-includes/functions.php on line 6114
SETCESP Participa de Evento Internacional Sobre Transporte de Carga – SETCESP
SETCESP Participa de Evento Internacional Sobre Transporte de Carga
Compartilhe
23 de Julho de 2013 – 10h00 horas / Divulgação
Na sexta-feira da semana passada o SETCESP esteve presente no “Workshop Transporte Urbano de Carga: uma perspectiva global”, onde esteve representado pelo seu Presidente, Sr. Manoel Sousa Lima Junior, e o asssessor Dr. Adauto Bentivegna Filho.
O evento foi organizado pela CISLOG – Centro de Inovação em Sistema Logístico da Universidade de São Paulo, que tem como representantes os professores da USP Dr. Hugo Yoshizaki e Dr. Claudio Barbieri da Cunha, e como palestrantes estiveram presentes o Dr. José Holguím Veras e Dr. Miguel Jaller, ambos do Instituto Politécnico dos EUA, o Dr. Eiichi Taniguchi, da Univerdidade de Kyoto, e o Dr. Michael Browne, da Universidade de Westminster, na Inglaterra.
O destaque deste encontro foi as experiências de entregas noturnas nas cidades de Nova York, nos EUA, e de Kyoto, no Japão. Tais experiências, que já se tornaram realidade nestas cidades, têm demonstrado maior produtividade do veículo, menos veículos de cargas rodando durante o dia na cidade, menos stress para os empregados e participação dos transportadores, recebedores e governo para concretização dos objetivos.
O Dr. Michael Browne comentou sobre a operação de cargas nas Olimpíadas de Londres em 2012, registrando que lá também houve um pacto entre os transportadores, embarcadores, recebedores e governo, para o abastecimento da cidade, o que envolveu entregas noturnas, tudo visando uma boa mobilidade urbana para acesso aos eventos esportivos.
A CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, também esteve presente no evento, onde apresentou uma radiografia do abastecimento urbano paulistano e corroborou com a proposta de que a entrega noturna é uma necessidade, inclusive destacando a importância de se ter terminais de cargas em pontos estratégicos da cidade de São Paulo, aliás, duas das bandeiras do SETCESP, e encerrou a sua participação entendendo que o problema do abastecimento é de caráter sistêmico (produção-distribuição-comercialização), e não há mais como restringir os veículos de carga na cidade. Ou seja, para a CET as soluções de abastecimento urbano passam por envolver os atores da cadeia logística e o Poder Público.
O Presidente do SETCESP Sr. Manoel Sousa Lima Junior registrou aos presentes as dificuldades que o setor vem enfrentando para abastecer não só a cidade de São Paulo, mas também os municípios adjacentes, destacando a falta de sincronia nas regras de circulação dos veículos de cargas nestas regiões. Comentou que a entrega noturna nos grandes centros geradores de tráfego é bandeira antiga do setor, bem como a instalação de terminais de cargas, como o Fernão Dias que foi feito há mais de 30 anos e não teve a continuidade desejada. Por fim, lembrou que não há um órgão destacado na administração pública para tratar do abastecimento urbano, e vê como positiva as iniciativas apontadas pela CET no evento que vão de encontro com as bandeiras do SETCESP.
O evento ocorreu durante o dia inteiro no auditório de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP.

voltar