O evento foi organizado pela CISLOG – Centro de Inovação em Sistema Logístico da Universidade de São Paulo, que tem como representantes os professores da USP Dr. Hugo Yoshizaki e Dr. Claudio Barbieri da Cunha, e como palestrantes estiveram presentes o Dr. José Holguím Veras e Dr. Miguel Jaller, ambos do Instituto Politécnico dos EUA, o Dr. Eiichi Taniguchi, da Univerdidade de Kyoto, e o Dr. Michael Browne, da Universidade de Westminster, na Inglaterra.
O destaque deste encontro foi as experiências de entregas noturnas nas cidades de Nova York, nos EUA, e de Kyoto, no Japão. Tais experiências, que já se tornaram realidade nestas cidades, têm demonstrado maior produtividade do veículo, menos veículos de cargas rodando durante o dia na cidade, menos stress para os empregados e participação dos transportadores, recebedores e governo para concretização dos objetivos.
O Dr. Michael Browne comentou sobre a operação de cargas nas Olimpíadas de Londres em 2012, registrando que lá também houve um pacto entre os transportadores, embarcadores, recebedores e governo, para o abastecimento da cidade, o que envolveu entregas noturnas, tudo visando uma boa mobilidade urbana para acesso aos eventos esportivos.
A CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, também esteve presente no evento, onde apresentou uma radiografia do abastecimento urbano paulistano e corroborou com a proposta de que a entrega noturna é uma necessidade, inclusive destacando a importância de se ter terminais de cargas em pontos estratégicos da cidade de São Paulo, aliás, duas das bandeiras do SETCESP, e encerrou a sua participação entendendo que o problema do abastecimento é de caráter sistêmico (produção-distribuição-comercialização), e não há mais como restringir os veículos de carga na cidade. Ou seja, para a CET as soluções de abastecimento urbano passam por envolver os atores da cadeia logística e o Poder Público.
O Presidente do SETCESP Sr. Manoel Sousa Lima Junior registrou aos presentes as dificuldades que o setor vem enfrentando para abastecer não só a cidade de São Paulo, mas também os municípios adjacentes, destacando a falta de sincronia nas regras de circulação dos veículos de cargas nestas regiões. Comentou que a entrega noturna nos grandes centros geradores de tráfego é bandeira antiga do setor, bem como a instalação de terminais de cargas, como o Fernão Dias que foi feito há mais de 30 anos e não teve a continuidade desejada. Por fim, lembrou que não há um órgão destacado na administração pública para tratar do abastecimento urbano, e vê como positiva as iniciativas apontadas pela CET no evento que vão de encontro com as bandeiras do SETCESP.
O evento ocorreu durante o dia inteiro no auditório de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP.
voltar