Proposta de Emenda Constitucional pede a redução da jornada de trabalho para 40 horas
Compartilhe
02 de Outubro de 2009 – 10h00 horas / Imprensa SETCESP
qA Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analista a Proposta de Emenda Constitucional 231, de 1995, que pede a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, foi aprovada por unanimidade pelos deputados integrantes.
A proposta prevê ainda a elevação do valor do acréscimo da hora extraordinária de 50% para 75% sobre o valor da hora normal. De acordo com o deputado Vicentinho (PTB), que encaminhou a PEC à Câmara, o argumento principal é a geração de 2 milhões de novos empregos.
Como foi aprovada pela Comissão Especial, a PEC passará por votação em dois turnos na Câmara dos Deputados e por votação no Senado.
A jornada de trabalho foi reduzida de 48 para 44 horas semanais pela Constituição de 1988, há mais de 20 anos.
O tema tem gerado polêmica no meio empresarial. O SETCESP e outras entidades representativas do setor, como a NTC&Logística, vêem com preocupação a questão, que poderá gerar prejuízos para as empresas e inviabilizar operações.
Acompanhe nesta segunda-feira o editorial do SETCESP Online com a posição da entidade sobre o assunto.

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.