Workshop da COMJOVEM SP apresenta blockchain desenvolvida para o TRC
Compartilhe

 

No evento, realizado em parceria com a empresa Intelipost,
foi mostrado como a aplicação da tecnologia pode beneficiar o setor.

Aconteceu ontem (29), na sede do SETCESP, em São Paulo, mais uma edição do Workshop Comjovem, que neste ano teve o tema “Blockchain como solução tecnológica no TRC”. Durante o evento foi lançada uma plataforma desenvolvida a partir da tecnologia blockchain para ser usada no transporte rodoviário de cargas que viabiliza soluções inteligentes para a avaliação de condutores de veículos de cargas.

Na abertura, o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Tayguara Helou, anunciou o primeiro palestrante comentando a importância do desenvolvimento do sistema possibilitado pela blockchain, que permite uma classificação dos profissionais: “a gameficação ajudará as empresas a contratarem melhor os seus motoristas autônomos e agregados, e permite que as próprias transportadoras compartilhem informações entre si”.

Assumindo o primeiro painel, Carlos Rischioto, técnico da Plataforma de Blockchain da IBM no Brasil, apresentou a palestra Tendência Global em Blockchain e contou a história da tecnologia e as suas funcionalidades. “Quando estamos falando de blockchain, a primeira coisa que o empresário deve pensar é com quem ele faz negócio, porque blockchain é uma tecnologia que nasceu para ser distribuída, e só faz sentido quando é trabalhada em rede”, declarou.

Na sequência, abordando Blockchain no Brasil, Carl Amorim, do Blockchain Research Institute – Brasil (BRI), palestrou sobre as funcionalidades e novas propostas da blockchain no país. “A inovação não é uma nova tecnologia; nova tecnologia é a mudança cultural que ela gera”. Carl, concordando com a posição de Rischioto, fez questão de destacar que “na blockchain, ninguém faz nada sozinho”.

No terceiro painel, Stefan Rehm, CEO da Intelipost, apresentou os principais casos de uso da tecnologia no Brasil e suas aplicabilidades no TRC: “a blockchain é uma base igual a um banco dados, mas apesar de compartilhada, é uma rede segura, algo que serve para conectar registros e foge ao comum porque é descentralizada”, explicou o CEO da consultoria.

Como produto de todo o trabalho desenvolvido pela parceria entre SETCESP e Intelipost, foi criada a plataforma de Classificação Gameficada de Motoristas e o público presente pôde acompanhar, ao vivo no evento, como o modelo funciona. Nela, a empresa pode inserir informações dos seus motoristas e também pesquisar a avaliação de outros profissionais com o CPF. A plataforma foi apresentada por Jonathan Chevalier, Líder de Blockchain da Intelipost. Na ocasião, ele lembrou que “estamos aqui para mostrar como as informações operacionais e comportamentais dos motoristas podem ser registradas e avaliadas”.

Finalizando, e também esclarecendo a utilização da plataforma, o vice-coordenador da COMJOVEM SP, Luis Felipe Machado, comentou que o motorista é a peça chave para o setor e, por isso, a blockchain foi elaborada com a finalidade de conhecer melhor o condutor do veículo de carga. “Isso pode significar uma redução de tempo e, por consequência, custo na hora de contratar um motorista. Mas, para isso, é essencial a adesão das transportadoras”, concluiu.

As empresas de transporte rodoviário de cargas e fornecedores do setor que quiserem conhecer mais sobre a plataforma e saber como utilizá-la, devem entrar em contato com o SETCESP por meio do e-mail comunicacao@setcesp.org.br .

Baixe aqui as fotos de divulgação deste evento.

 

Se você é jornalista e quer mais informações sobre o SETCESP, envie sua solicitação para imprensa@setcesp.org.br ou ligue (11) 2632.1070.

voltar