Uso do certificado digital cresce durante a pandemia de Covid-19
Compartilhe

A tecnologia proporciona segurança de dados em transações online e dispensa reconhecimento de firma

Ao longo do tempo, diversas tecnologias surgiram com o intuito de facilitar o cotidiano de muitas pessoas. No entanto, com a chegada da pandemia de covid-19 no último ano, ficou nítido como algumas ferramentas tecnológicas são capazes de substituir praticamente todas as atividades presenciais, como assinar documentos. Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia de Informação (ITI), no ano de 2020 houve um aumento de 52,9% no uso desta ferramenta em relação a 2019.

O certificado digital funciona como uma assinatura, garantindo a autenticidade das transações online. Esta tecnologia utiliza criptografia de dados, de modo que as informações produzidas em meio eletrônico ficam protegidas. Com esta ferramenta, a pessoa física ou jurídica é capaz de possuir uma identidade no ambiente virtual de forma íntegra, confiável e rápida, dispensando o reconhecimento de firma e a autenticação da assinatura de próprio punho. Os associados do SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) já têm acesso a esse serviço, o que facilita as atividades diárias dos empresários e possibilita ganho de tempo.

“Para o setor de transporte de cargas, o maior benefício hoje é a segurança e comodidade que o certificado traz, uma vez que, esse modelo pode ser feito também por videoconferência. Outro fator interessante, é que o SETCESP disponibiliza o certificado digital de forma gratuita às empresas associadas”, afirma Caique Pereira, responsável pelo cadastro e certificado digital do SETCESP.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.