Maior sindicato patronal do transporte de cargas brasileiro empossa novo presidente

Entidade que representa mais de 21.000 empresas do setor de transporte rodoviário de cargas tem nova diretoria para triênio 2022-2024

Um novo capítulo da história do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região – SETCESP, está iniciando. Com 86 anos de história, a maior entidade patronal da América Latina, e responsável por representar mais de 21.000 empresas na região metropolitana de São Paulo, empossou o empresário Adriano Depentor como seu novo presidente para o triênio de 2022-2024. O gestor sucede Tayguara Helou, que comandou o sindicato pelos últimos seis anos.

O estado de São Paulo como um todo é um dos grandes polos do transporte de cargas brasileiro. Mais de 60% de tudo aquilo que é produzido no país, passa pelas rodovias e grande parte desses produtos parte do estado, ou chega até ele para ser escoado. A região também é consideravelmente impactada por desafios logísticos, de infraestrutura, segurança e burocracias, que serão focos de melhoria durante a gestão do novo presidente.

Durante a solenidade de posse, que aconteceu na última terça-feira, 08, no Palácio dos Transportes, em São Paulo, o presidente da entidade, Adriano Depentor destacou os principais pilares de sua gestão, que serão a infraestrutura, desburocratização e trazer ao setor, mais jovens e mulheres, que segundo ele, trarão uma nova visão aos negócios. “Temos que mostrar aos jovens que o transporte é um setor promissor e extremamente tecnológico, com muitas oportunidades. Também precisamos de mais mulheres e diversidade nas empresas porque somente com visões distintas é possível inovar, nos adaptarmos às mudanças e desafios que certamente virão, definirmos estratégias mais flexíveis e chegarmos em resultados exponenciais”, destacou.

Nos últimos anos, houve grandes avanços para a entidade. O SETCESP implementou novos serviços que beneficiam as empresas do segmento, como o Clube de Compras, Cursos EAD, certificado digital, teste de opacidade e exame toxicológico. Criou o Instituto Paulista do Transporte de Carga – IPTC, a Central de Atendimento SETCESP em Jundiaí e Barueri – CAS, também a Câmara de Arbitragem do Transporte – CATC, em parceira com o sindicato dos Autônomos e o movimento Vez & Voz – uma rede de valorização e incentivo à participação de mulheres no TRC. Além disso, foi através do trabalho realizado pela entidade, que conquistas importantes para o setor, como a emissão do comprovante de entrega no formato eletrônico, o aumento do VUC (Veículo Urbano de Carga) de 6,30m para 7,20m, a liberação dele do rodízio da cidade de São Paulo, e a permissão para a entrega noturna no município, foram possíveis.

Adriano, que participou ativamente das últimas gestões, sabe que é um desafio manter o nível de representatividade adquirido pelo SETCESP, porém, está confiante em realizar um trabalho de sucesso. “Sei que nos últimos anos, os presidentes que me antecederam elevaram brilhantemente os resultados do SETCESP, então é uma grande oportunidade dar prosseguimento a este trabalho e tenho certeza de que conseguiremos transcorrer defendendo as bandeiras e trazendo soluções”, destaca Depentor.

Entre as autoridades presentes, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, discursou no evento apresentando a importância do setor de transportes para a economia brasileira e ressaltou algumas das principais atividades realizadas pela pasta nos últimos meses. “É uma honra estar presente em um evento tão importante, que marca a passagem de bastão no comando do maior sindicato patronal da América Latina e que tantos serviços presta para o nosso setor de transporte.  O segmento é responsável por movimentar o país e temos um enorme carinho por todos que fazem parte e auxiliam o desenvolvimento da economia brasileira”, disse.

A solenidade de posse do novo presidente do SETCESP, Adriano Depentor, contou com a participação de autoridades públicas e executivos do setor de transportes e foi transmitida ao vivo e está disponível no canal da entidade no YouTube. Para acessar o evento na integra, clique aqui.

Perfil do novo presidente

Adriano Depentor possui longo histórico no transporte rodoviário de cargas. Atua há mais de 35 anos no setor.  Entre os anos 2007 a 2017 presidiu a Jamef Encomendas Urgentes, e hoje faz parte do quadro societário da empresa. Formado em Administração de Empresas, pelo Instituto Newton Paiva, em Minas Gerais, com MBA na Faculdade de Administração (INSEAD), na França. É membro do Conselho Fiscal da FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo) e também da FuMtran (Fundação Memória do Transporte), e atual vice-presidente extraordinário de governança do SETCESP.

Foi vice-presidente do sindicato entre 2007 e 2012, vice-presidente também na criação do Sicredi-Fetcoop e diretor da COPERNET (Comissão Permanente de Negociações e Relações Trabalhistas. Esteve à frente de várias negociações de Convenção Coletiva do Trabalho com os sindicatos laborais, e é conhecido no setor como homem de consenso. Mineiro de Belo Horizonte, Adriano Depentor tem 58 anos, é casado e pai de dois filhos.