Em sua nona edição SETCESP premia empresas do Transporte de Cargas em cerimônia de ações ESG
Compartilhe

Para o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), é perceptível que, cada vez mais, organizações querem firmar seus compromissos na agenda ESG. Visando esse aspecto, a entidade desenvolveu o “Prêmio de Sustentabilidade”, dedicado ao setor de Transportes Rodoviário de Cargas, com o objetivo de reconhecer e destacar as empresas que reduzem os impactos ambientais, geram desenvolvimento social e econômico e que prezam pela segurança viária e do trabalho de seus colaboradores.

O evento contou com a apresentação de bailarinos PCDs, uma forma de mostrar um pouco mais a importância da inclusão como questão fundamental na construção de uma sociedade diversa e igualitária. Em cada painel foram apresentados os projetos de todos os finalistas e como os mesmos vem contribuindo para um espaço de trabalho mais consciente, sustentável e humano.  Além de mostrar quais ações as empresas do setor vem tomando estão de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU em 2015 compondo uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas até 2030.

Adriano Depentor, presidente do conselho superior e administrativo do SETCESP, acredita que todos já são vencedores apenas por pensarem e planejarem ações mais sustentáveis em suas organizações. “Essas ações não são fáceis de planejar e implementar, hoje neste evento consigo perceber ainda mais o trabalho que todos vêm realizando para um mundo cada vez melhor. Este é o segundo ano consecutivo que realizamos o evento em nossa casa, em nosso ambiente, do nosso jeito, como a participação de diversas empresas do setor, além daquelas que estavam concorrendo ao prêmio. Enfim, é muito bom poder ver o projeto crescer cada ano mais e mais”, comenta o presidente.

Em sua nona edição, o “Prêmio de Sustentabilidade”, realizado pela entidade, aconteceu na última quinta (26), e premiou empresas nas seguintes categorias: Responsabilidade Ambiental, onde o ganhador do prêmio foi a empresa Trans Kothe Transportes Rodoviários, com o projeto de “Redução da Emissão de Carbono em Rota de Longa Distância”, que implantou placas solares nas unidades da empresa e em suas carretas, economizando ao todo, cerca de 19.326,75 KW de energia nas unidades prediais, que equivalem a R$ 708 mil.

Na categoria Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho, a Braspress Transportes Urgentes levou o prêmio para casa, com o projeto “CAMB” Brasil de Barros – Centro de Apoio ao Motorista Braspress, que aprimorou o cuidado com a saúde e bem-estar dos motoristas. Atualmente, a empresa possui 10 centros de atendimento em todo o Brasil, aumentando em 38% sua produtividade e reduzindo em 26,49% os eventos de segurança.

Responsabilidade Social também foi destaque na premiação, a Transportes Cavalinho, ganhou o prêmio com o projeto “Mini Truck”, uma réplica quase perfeita de um caminhão que funciona como uma iniciativa social e educativa, e convida crianças de até 12 anos a aprender, refletir e multiplicar ações de segurança no trânsito. Ao todo, a iniciativa impactou 2080 pessoas, atendeu 520 crianças diretamente e possui 96 voluntários.

Já a empresa Pizzattolog, levou o prêmio na categoria Governança O projeto “Pizzattolog ESG”, que desde 2018, investiu 5 milhões de reais em projetos com viés sustentável, social e de governança, Através do projeto, a empresa realizou mais de mil horas de treinamento, reduzindo 100% dos acidentes e aumentou em 40% a produtividade da equipe.

Os critérios utilizados pelo júri da premiação consideraram pontos importantes na busca pela sustentabilidade, como estudos e mapeamentos; planejamento, inovação do projeto,perenidade e destinação de recursos; investimentos, metodologias e indicadores.

Além disso, o SETCESP disponibilizou em seu portal o e-book “Boas Práticas de Sustentabilidade”, contendo dicas, como, Diversidade e inclusão, economia de  de água e energia limpa, redução de CO2, descarte correto de resíduos, reciclagem, capacitação profissional, redução de acidentes, e também a ações sociais, além de outros assuntos pertinentes acerca dos pilares da sustentabilidade.

Para obter mais informações sobre o 9º Prêmio de Sustentabilidade do SETCESP e dos projetos de todos os finalistas, acesse o link.

O 9º Prêmio de Sustentabilidade é uma realização do SETCESP e conta com os seguintes parceiros: CAEPTOX, Mercedes-Benz do Brasil, Consórcio Maggi, De Nigris, FETCESP – Despoluir, IBTS – Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável, Sicredi, Sindipesa, Volvo Autosueco, Volkswagen Caminhões e Ônibus – Apoio: Autotrac, ChildHood – Programa Na Mão Certa, NTC&Logística, PLVB – Programa de Logística Verde Brasil, Raízen.


voltar