8º Prêmio de Sustentabilidade anuncia ganhadores de 2022
Compartilhe

Projetos voltados para as práticas de ESG realizados por transportadoras são premiados em quatro categorias

No último dia 18, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região (SETCESP), em parceria com a revista Transporte Moderno, apresentou os vencedores do 8º Prêmio de Sustentabilidade em evento realizado pela primeira vez na sede da entidade, e com a presença de mais de 230 pessoas presencialmente e 1.200 on-line. Iniciada em 2015, a premiação tem como objetivo reconhecer e destacar as empresas que reduzem os impactos ambientais decorrentes de suas atividades, geram oportunidades sociais, bem como colaboram para o desenvolvimento econômico e prezam pela segurança viária e do trabalho.

As transportadoras associadas ao sindicato que inscreveram suas ações, concorreram em quatro categorias: Gestão Econômica, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho. Desde a sua criação, já são somadas a presença de 153 empresas e 254 projetos. Em relação ao número de associados participantes, em 2019, 3% das empresas possuíam iniciativas ESG, já em 2022, 5,6% adotaram práticas sustentáveis, uma evolução que exibe a crescente preocupação do setor.

Adriano Depentor, presidente do conselho superior e de administração do SETCESP, abriu o evento falando sobre a aplicação do assunto nas empresas: “É um tema que não é só atual, mas que veio para ficar. Nessas oito edições do prêmio, 380 mil toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas e, cada vez mais, vamos vendo essa possibilidade para termos mais sustentabilidade e melhor qualidade de vida para todos”.

Após, foram apresentados os projetos finalistas e todas as empresas participantes receberam uma placa de homenagem, em reconhecimento pelas suas ações. Em seguida, o Mapa de Impacto 2022 contabilizou os resultados das iniciativas inscritas no Prêmio de Sustentabilidade desde 2015, o que gerou números como um aumento de 273% de produtividade média nas operações. Os dados estão disponibilizados na atualização do e-Book de Boa Práticas de Sustentabilidade 2022.

Na sequência, o evento seguiu com a divulgação dos ganhadores começando com a primeira categoria: Gestão Econômica. O vencedor foi a Transkothe, com o projeto “Placa Polimérica”, que tem como objetivo diminuir o atrito entre a quinta roda e a mesa da carreta. Com essa diminuição do atrito, não é necessário o uso da graxa, componente não biodegradável, que fazia a função de lubrificação. Com isso, a empresa reduziu 50 kg de graxa por veículo no ano, gerando uma diminuição de 63 toneladas de graxa em 2021.

Na categoria Responsabilidade Social, a Coopercarga levou o prêmio com o “Coopercarga Verde”, um selo que define os modais de transporte da empresa como sustentáveis e que deixam de emitir ou neutralizam o CO2 na atmosfera. Em 2021, a transportadora conseguiu reduzir 208 toneladas e neutralizaram mais de 2.500 toneladas de CO2. A cada tonelada de CO2 emitido, a empresa planta uma muda de árvore e, hoje, já são 357 árvores plantadas.

Já na categoria Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho, o ganhador foi a Patrus Transportes com a iniciativa “A regra é clara”, um programa de prevenção de saúde e segurança dos colaboradores, baseado em quinze regras de segurança e divididas em ouro, prata e bronze. O objetivo é reduzir os riscos de acidentes, reforçando os tópicos com a equipe de modo visual e conforme a gravidade que possa ser causada a cada colaborador. Já foram reduzidos cerca de 20% o índice de acidentes dentro da empresa.

Por fim, a Speed Work Transportes conquistou a categoria Responsabilidade Social com o “TRC Sem Racismo”. O projeto visa ampliar a participação de pessoas negras no setor para que tenha a mesma representatividade da sociedade nas empresas, o que se relaciona com questões de equidade e preconceito. Antes, o quadro de colaboradores era composto por 16% de pessoas negras e depois passou para 24%, além de ter a meta de diversidade de 50% de pessoas negras e mulheres.

O 8º Prêmio de Sustentabilidade é patrocinado pela CNT, SEST SENAT, ITL, Mercedes-Benz, Raízen, Scania, ABTLP, Consórcio Maggi, De Nigris, FETCESP, Despoluir, Iveco Cofipe, Sicredi, Volvo Autosueco, Volkswagen Caminhões e Ônibus e, também conta com o apoio da NTC&Logística.


voltar