Real sobe 16% no ano e tem 5ª maior valorização global; peso argentino tem o pior desempenho
Compartilhe

Apenas quatro moedas perdem para o dólar em ranking de 33 divisas principais

O dólar vem perdendo força globalmente neste ano, em meio à desconfiança de investidores com a política econômica do presidente americano, Donald Trump, e a perspectiva, agora confirmada, de início de cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Diante desta realidade, a maioria esmagadora das moedas de um ranking de 33 divisas principais elaborado pelo Valor Data registra valorização em 2025, incluindo o real.

Com ganhos nominais (sem descontar a inflação) de 16,18% no ano até esta quinta-feira (17), o real é a quinta moeda que mais se valoriza neste ano. O expressivo diferencial de juros entre EUA e Brasil é um dos principais fatores que beneficiam o câmbio doméstico. Com isso, a divisa brasileira vem operando nos menores níveis desde junho de 2024.

O ranking das maiores valorizações é liderado pelo rublo russo, com alta de 36,60% em 2025; em segundo lugar, vem o florim da Hungria, com ganho de 19,96%. A terceira posição é ocupada pela coroa sueca, com +18,29%, e a quarta, pela coroa tcheca, com +17,81%.

Apenas quatro das 33 moedas registram desvalorização em 2025. Na lanterna está o peso argentino, com queda de 30,05%.

O segundo pior desempenho é da lira turca, que perde 14,45%; a terceira maior desvalorização é da rúpia indiana (-2,98%). Completa a lista de perdedoras a rúpia indonésia, com queda de 1,84%.


voltar