Facchini é a sétima maior empresa do mundo
Compartilhe

A Facchini é TOP 10 no ranking de fabricantes globais. Os dados são da principal mídia do transporte rodoviário mundial. O Ranking de Maiores Fabricantes do Mundo é feito pela Revista GlobalTrailer e reúne os resultados das principais fabricantes mundiais entre julho de 2024 e junho de 2025, considerando as vendas em Semirreboques e Sobrechassis. Há 4 anos a Facchini participa do Ranking e desde então figura entre as TOP 10 do mercado global. Para ler a matéria, clique no link ou veja a íntegra abaixo (traduzida para o portugûes).

Fonte: GlobalTrailer Magazine – globaltrailermag.com/top-45-global-oem-ranking-list-for-2025/

NOS ÚLTIMOS 12 MESES, HOUVE UM AUMENTO NOTÁVEL NAS FUSÕES E AQUISIÇÕES, ENQUANTO AS CONDIÇÕES ECONÔMICAS SE MOSTRARAM ESPECIALMENTE DESAFIADORAS PARA MUITOS. MAIS UMA VEZ, OS FABRICANTES DO MUNDO TODO FORAM CONVIDADOS A CONFIRMAR SEUS NÚMEROS TOTAIS DE PRODUÇÃO DE REBOQUES. ESSA É A LISTA DE RANKING GLOBAL DE FABRICANTES DE 2025.

 

A brasileira Facchini, que ficou em sétimo lugar, demonstrou resiliência e adaptabilidade no último ano, com foco na integração vertical, expandindo sua gama de produtos e abordando os desafios do setor. O compromisso da empresa com a inovação e a qualidade a posiciona bem para o sucesso contínuo no mercado latino-americano de fabricação de reboques. Seguindo tendências semelhantes, a Wabash, entre as oito primeiras, expandiu sua rede de serviços, aprimorou a segurança dos reboques com câmeras de ré padrão, aprimorou seu modelo de Reboques como Serviço e se concentrou em inovação e adaptação em meio a um desempenho financeiro estável.

O setor de transporte rodoviário internacional em geral, está passando por um período de rápida consolidação. As empresas estão ativamente ampliando seus portfólios e presença global para se manterem competitivas em meio aos desafios contínuos da cadeia de suprimentos e às crescentes demandas tecnológicas. Nesse contexto, há um interesse crescente na Lista Global de Classificação de Fabricantes como uma ferramenta de benchmarking vital. Esses rankings oferecem insights cruciais sobre a participação de mercado e o posicionamento da marca, refletindo o foco do setor no desempenho competitivo em escala global. Em 2024-2025, os principais participantes remodelaram o
cenário de maneiras distintas, com alguns enfatizando a integração vertical e investimentos impulsionados pela tecnologia. Outros buscaram estratégias agressivas de crescimento internacional por meio de aquisições direcionadas.

Alianças estratégicas em torno da inovação, eletricidade e otimização da cadeia de suprimentos estão se tornando centrais para as estratégias de importantes fabricantes de reboques e fornecedores de primeira linha. Ao mesmo tempo, o crescente protecionismo e as tensões comerciais, particularmente no mercado americano, introduzem novas complexidades. Preocupações com a justiça comercial e a concorrência nas importações podem alterar as rotas de fornecimento e as estruturas de preços em todo o mundo. Desde 2016, a Global Trailer se dedica a indexar fabricantes de reboques em todo o mundo e classificá-los por volume de produção. Esse processo anual envolve o engajamento direto com fabricantes e fornecedores, construindo novas conexões com o setor enquanto aprimoramos continuamente nossos métodos de verificação de dados. Embora a maioria das informações seja fornecida de boa-fé, contamos com nossa rede em expansão para garantir a precisão, especialmente ao trabalhar com novos contatos ou quando os dados parecem inconsistentes. No período de 1º de julho de 2024 a 30 de junho de 2025, os fabricantes em todo o mundo foram convidados a confirmar
seus volumes totais de produção de reboques. Neste cenário dinâmico e em evolução, apresentamos com orgulho a Lista Global de Classificação de fabricantes de 2025, apresentando os fabricantes de reboques mais produtivos do mundo e as tendências que moldam o futuro do setor. A CIMC Vehicles, da China, continua a dominar o mercado, com o maior número de reboques produzidos. No último ano, a CIMC Vehicles reforçou sua liderança na fabricação global de semirreboques, ao mesmo tempo em que melhorou significativamente sua lucratividade. Sua “rede de manufatura em cadeia” continua a remodelar as operações domésticas, e sua presença global, particularmente na América do Norte, Europa e Austrália, permanece forte. Simultaneamente, a empresa está impulsionando a transformação digital e investindo em soluções para veículos puramente elétricos e ecossistemas de serviços integrados.

Em segundo lugar, a Schmitz Cargobull subiu na classificação após parcerias estratégicas com a GT Trailers e a AGS. Ela continua a manter uma reputação de sustentabilidade e excelência em produtos, ao mesmo tempo em que gerencia as pressões de custo com preços atualizados. Em terceiro lugar, a Hyundai Translead nos EUA fez avanços significativos com inovação em plataformas, telemática, plataformas de reboque inteligentes, bem como designs mais leves e tecnologias de eficiência térmica. Também observou crescimento em sua rede de concessionárias em toda a América do Norte. Em quarto lugar, a Krone da Alemanha reforçou sua presença europeia com sua parceria com a fabricante austríaca Schwarzmüller e manteve seu foco em automação. A fabricante de reboques lançou plataformas digitais para aprimorar a integração da conectividade e testou produtos elétricos e inteligentes como o Cool Liner. A expansão das implantações de frotas também demonstrou a adoção prática de seus recursos telemáticos. A Great Dane, em sua primeira posição, comemorou a produção de seu 25.000º reboque em sua fábrica na Pensilvânia. Reforçando seu compromisso com a integração de conectividade e soluções baseadas em dados, a Great Dane se comprometeu a implementar o FleetPulse como padrão em seus reboques e também reconheceu sua parceria de 35 anos com a B. Reynolds Trucking. Enquanto isso, a Utility, em sexto lugar, supervisionou grandes expansões de concessionárias e até inaugurou uma nova fábrica de montagem em Eagle Pass, Texas, sob a joint venture Cargobull North America (CBNA). Essa unidade se concentra na montagem final de unidades de refrigeração de transporte CBNA, hardware telemático e outras peças que dão suporte às inovações mais recentes da empresa.


voltar