Empresa de cibersegurança alerta sobre golpe do free flow
Compartilhe

Mais de 50 sites falsos tentam roubar motoristas, segundo a Kaspersky

A empresa de cibersegurança Kaspersky identificou uma nova fraude no mercado: o golpe do pedágio eletrônico (free flow). Mais de 50 domínios falsos já foram identificados desde meados de dezembro do ano passado.

De acordo com a empresa, o esquema visa a atrair motoristas por meio de sites que simulam a possibilidade de consulta e pagamento de débitos de pedágio. Sem perceber que são páginas falsas, o usuário acaba fazendo o pagamento para os criminosos.

Primeiramente, os motoristas procuram na internet o serviço de quitação de pedágio utilizando sites de busca ou clicando em anúncios patrocinados e publicações em redes sociais. Esses links, então, direcionam os condutores para domínios falsos, que simulam plataformas de pagamento.

“Ao inserir a placa do veículo, a vítima se depara com um suposto débito em aberto. Para tornar a fraude mais convincente, o valor exibido é baixo, simulando o custo real de um pedágio, e o site exibe dados corretos do veículo consultado”, explica a empresa.

Após o pagamento via Pix, o valor é transferido para contas de “laranjas” abertas em fintechs. Nestes casos, diz a Kaspersky , o nome do recebedor muda com frequência para dificultar o rastreamento e o bloqueio dos valores.

“O padrão de usar contas de laranjas, que mudam a todo momento, mostra um nível de organização voltado para dificultar a ação da polícia. É crucial que os motoristas fiquem atentos, pois com a popularização do Free Flow, mais golpes podem aparecer, como aplicativos móveis falsos para pagamentos”, diz Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina e Europa.

Como evitar a fraude

Desconfie de anúncios: Sempre verifique o link antes de clicar. Prefira acessar o site oficial do serviço de pedágio digitando o endereço eletrônico no navegador.

Verifique a fonte: Antes de pagar, confirme se o site pertence à concessionária responsável pelo trecho do pedágio.

Atenção ao pagar: Antes de confirmar qualquer transação, confira os dados do recebedor. Pagamentos para nomes de pessoas físicas em vez de empresas são sinal de alerta.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.