Afastamentos por transtornos mentais somaram 546 mil em 2025, aponta Ministério da Previdência Social; aumento é de 15% em relação a 2024
Isolamento, tristeza, estresse e esgotamento. Para milhares de brasileiros, esses sintomas fazem parte do dia a dia no trabalho. A partir de 2026, porém, eles passam a ter outro peso: a atualização da NR-1 (Norma Regulamentadora 1) do Ministério do Trabalho e Emprego, transforma a saúde mental em obrigação legal e força as empresas a repensarem as relações de trabalho (e humanas).
A revisão das normas de segurança e saúde no trabalho, que entrará em vigor em 26 de maio deste ano, ocorre em um contexto de aumento dos afastamentos por transtornos mentais.
Levantamento realizado pelo Ministério da Previdência Social aponta que 546 mil trabalhadores foram afastados por transtornos mentais e comportamentais em 2025, um aumento de 15% em relação a 2024. O número é o maior em 10 anos.
Para Tatiana Pimenta, CEO da plataforma de saúde mental Vittude, a NR-1 representa um ponto de inflexão ao deslocar a saúde mental para o centro das empresas: “O foco deixa de ser apenas o cuidado com o indivíduo e passa a ser a prevenção dos riscos na organização do trabalho.”
Mudanças da NR-1
Segundo a especialista, entre as obrigações das empresas a partir de maio estão:
- Mapear e avaliar riscos psicossociais;
- Implementar medidas de prevenção e controle;
- Monitorar e evidenciar governança.
Apesar de as regras estarem postas, as empresas não podem tratar a saúde mental da equipe apenas como compliance, alerta Tatiana. Cuidar dos funcionários apenas como obrigação é uma linha tênue da NR-1.
“Quando a saúde mental é tratada apenas como compliance, o foco costuma ficar em evidências documentais, e não em efetividade das medidas de controle”, critica.
A quatro meses das atualizações da norma, as empresas correm para se adaptar às mudanças. A grande maioria delas (95%), contudo, ainda não está pronta. É o que mostra aponta a pesquisa Panorama da Saúde Emocional do RH, feita pela empresa de benefícios Flash com 889 profissionais de recursos humanos. Apenas 5% das organizações afirmam estar totalmente preparadas para atender às novas exigências da NR-1.
De acordo com o levantamento, 13% das empresas se consideram parcialmente prontas, 50% estão em fase de ajustes e 32% ainda não iniciaram preparativos.
Entre os desafios enfrentados pelas empresas está a capacitação de equipes (35%), estruturação e monitoramento de programas de saúde mental (13%) e custos de implementação (11%).
Segundo Isadora Gabriel, diretora de recursos humanos (CHRO) da Flash, as empresas entenderam que precisam olhar para os aspectos psicossociais dos colaboradores, mas precisam ir além. “Não queremos apenas remediar os problemas, e sim criar programas que promovam a saúde em diferentes aspectos: físico, mental e social. O objetivo é cuidar das pessoas de forma preventiva”, afirma a psicóloga.
Preparação a longo prazo
Sem saber que a NR-1 sofreria alterações, a Nestlé se preparou desde 2020. A gigante de alimentos e bebidas tem um aplicativo voltado ao bem-estar mental e oferece benefício de apoio psicológico aos funcionários. Este ano, essas iniciativas se estruturaram em um grande programa chamado “Parceiros do B.E.M.” (Bem-Estar Mental), com o apoio do Einstein Hospital Israelita.
O objetivo do projeto é capacitar os próprios profissionais da empresa para entender e acolher os colegas que sofrem de doenças mentais ou que estejam passando por momentos de tristeza. O investimento projeto é de R$ 1,5 milhão.
Na edição deste ano, cerca de 500 colaboradores se formaram em todo país, por meio de 40 horas de aulas on-line ao vivo com os especialistas do Einstein. Entre as disciplinas, estão burnout, liderança tóxica, riscos psicossociais, gestão de conflitos e gestão de crise emocional.
“A gente olha para saúde de forma holística. Até porque funcionário que não está bem fisicamente e mentalmente não tem performance”, afirma Fabricio Pavarin, gerente executivo de remunerações, benefícios, saúde e bem-estar na Nestlé Brasil.
voltar





































