Encontro aproxima o setor das discussões que podem se transformar em políticas públicas sustentáveis
No dia 25 de março, a Comissão de Sustentabilidade do SETCESP, representada por sua coordenadora, Fernanda Veneziani, participou de reunião com a Frente Parlamentar de ESG da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), que contou também com a presença de representantes de diversos setores.
Durante o encontro, Veneziani expôs as principais propostas do transporte rodoviário de cargas para o avanço da agenda ESG no estado. As pautas prioritárias destacadas foram:
- a implementação de políticas públicas voltadas à gestão e destinação de resíduos;
- a melhoria da infraestrutura e das condições de trabalho para mulheres nas estradas; e
- incentivos à renovação de frota e ao uso de combustíveis alternativos, especialmente no que diz respeito à ampliação da infraestrutura de abastecimento.
Alex Gama, secretário executivo da Frente Parlamentar de ESG, avaliou positivamente as propostas apresentadas. Segundo ele, o engajamento das empresas do setor em discussões estruturadas fortalece a construção de iniciativas que podem evoluir para projetos de lei na área.
Durante o encontro, Veneziani reforçou que a contribuição das transportadoras foi essencial para a consolidação das pautas apresentadas. “A participação ativa das empresas garante que as propostas reflitam, de fato, os desafios e necessidades do setor”, afirmou.
A coordenadora também destacou na ocasião as ações promovidas pela entidade. “Compartilhei a nossa premiação anual que reconhece empresas com melhores práticas e os nossos materiais como nosso e-book de ESG e cases disponíveis no YouTube, que exemplificam ações concretas do setor”, acrescentou.
A atuação da comissão reforça o papel do SETCESP como interlocutor junto ao poder público, levando ao debate legislativo temas alinhados à realidade operacional das empresas.
“Mantemos reuniões mensais, geralmente online, deixo o convite aberto aos executivos e profissionais do setor interessados em ESG, segurança e qualidade, para que participem contribuindo assim também para o avanço da agenda de sustentabilidade do estado de São Paulo”, compartilhou Veneziani.
voltar






































