O reconhecimento destacou empresas que tornam o transporte de cargas mais sustentável
Empresas do transporte rodoviário de cargas que se destacaram por investir em ações sustentáveis e inovadoras receberam, ontem (06), o reconhecimento da entidade por suas boas práticas.
“Estamos a 4 dias da COP 30, e fico feliz pelo tema ESG estar ganhando a notoriedade que merece. O transporte de cargas está provando que nós não somos o vilão da sustentabilidade, pelo contrário, fazemos parte da solução para um futuro mais limpo”, discursou o presidente do Conselho Superior e de Administração, Marcelo Rodrigues, na abertura do evento.
“Não estamos aqui apenas para premiar projetos, mas sim falar de pessoas e empresas que enxergam a sustentabilidade como uma ferramenta para mudar o mundo”, concordou a coordenadora da comissão de Sustentabilidade do SETCESP, Fernanda Veneziani.
Antes da celebração de fato começar, foi realizada uma apresentação de clássicos instrumentais com parte da Orquestra do Instituto Locomotiva, que atua na inclusão sociocultural de crianças e adolescentes, por meio do ensino e da prática coletiva da música. Os instrumentos usados pelo grupo foram feitos a partir de madeira reciclada.
Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP, informou na ocasião que houve um crescimento do número de projetos inscritos na categoria de Governança, que segundo ela é a base de sustentação para todo projeto de ESG. “A cada edição do prêmio, temos em média dez novas empresas participando. Todos que se encorajam e participam conosco já são vencedores”.
As iniciativas concorreram ao 11º Prêmio de Sustentabilidade do SETCESP em quatro categorias: Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental, Governança e Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho. Ao todo, 50 projetos de 35 diferentes transportadoras foram inscritos e avaliados por um júri composto por cinco especialistas.
A cerimônia reuniu autoridades, especialistas e representantes de empresas participantes, para celebrar o papel do transporte rodoviário de cargas como agente de transformação e desenvolvimento sustentável no país.
Toda pegada de carbono gerada pelo 11º Prêmio de Sustentabilidade foi compensada. Além disso, o evento foi transmitido em linguagem de sinais.
Finalistas de 2025
Na categoria Responsabilidade Social, concorreram a empresa Cargolift, com o projeto ‘Instituto Novas Histórias’ e a Ceslog – Cesari Logística, com o ‘Cubatão + Sustentável’.
Em Responsabilidade Ambiental, a disputa pelo prêmio ficou entre as finalistas Jomed Transportes e Logística, que criou um ‘Ponto de Abastecimento de Biometano’ e a GH Solucionador Logístico com o projeto ‘GHEco’, voltado à sustentabilidade e ao uso consciente dos recursos naturais.
Na categoria Governança, foram finalistas as empresas JWM Transportes, com o projeto ‘Conectando Sustentabilidade, Transparência e Resultados’ e a Tassi Transportes com o ‘Tassi Conecta’.
Já na categoria Segurança Viária ou do Trabalho, a Ativa Logística e, mais uma vez, a Tassi Transportes disputaram respectivamente com os projetos “Via Segura Ativa” e “Tassi Protege+”.
Os vencedores
Levaram o troféu este ano de 2025:
- Ceslog – Cesari Logística,
- Jomed Transportes e Logística,
- Tassi Transportes, que se destacou em duas categorias.
O Prêmio de Sustentabilidade SETCESP conta com o patrocínio do Sistema Transporte – CNT | SEST SENAT | ITL, XBRI Pneus, Volvo | Nors, ABTLP (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos), Consórcio Maggi, De Nigris, Sicredi, Transpocred e Volkswagen Caminhões e Ônibus. São apoiadores da premiação: Childhood Brasil, FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo), IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Cargas), ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), PLVB – Programa de Logística Verde Brasil, Programa Transporte + Seguro | GCS Certificadora, SEALL e Siga Verde.
Leia também:
– Cesari Logística recebe prêmio por tornar Cubatão um lugar mais sustentável
– Tassi Transportes recebe prêmio de Governança por acreditar e colocar em prática boas ideias
– Jomed é premiada pela criação de um ponto de abastecimento de Biometano
– Projeto Tassi Protege + é destaque em Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho
– SETCESP lança versão atualizada do e-book ‘Na Estrada com ESG’
voltar





































