Diretores do SETCESP participam de Seminário em Brasília
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10 de Abril de 2008 – 10h00 horas / Redação SETCESP
Diretores do SETCESP participaram atentamente do VIII Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, realizado ontem (9) em Brasília (DF). Estiveram em debate a infra-estrutura de transporte e o tempo de direção do motorista de caminhão.
O Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas é uma iniciativa da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. A realização e organização são da NTC&Logística e da Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (Fenatac) e conta com o apoio da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
“SETCESP
Participantes do VIII Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas
O presidente do SETCESP, Francisco Pelucio, destacou a importância do encontro para obter-se esclarecimento sobre as realização e propostas para a infra-estrutura de transporte no Brasil.
O presidente da NTC&Logística, Flávio Benatti, também falou sobre os temas escolhidos para o encontro. “Mais uma vez, pretendemos discutir problemas do setor que perduram insolúveis ao longo dos anos, como a infra-estrutura rodoviária e o tempo de direção do motorista profissional”. Após lembrar a dependência do País ao modal rodoviário, Benatti destacou que a mudança dessa matriz de transportes que muitos acenam como solução depende de pesados investimentos, todos de longo prazo, o que o país não tem condições de realizar e não pode esperar. “A solução imediata e premente é dar condições ao modal rodoviário para seguir cumprindo o seu papel, sem dúvida essencial para o crescimento da nação”, frisou ele.
Ao se referir ao segundo tema do Seminário, tempo de direção Benatti avaliou que o caminhoneiro vem sendo massacrado como se fosse o único responsável por acidentes em nossas rodovias. “Queremos ouvir todos, assim como queremos discutir a implantação de regras que disciplinem o tempo que o motorista necessita descansar, nas viagens de longo percurso, aquilo que é fundamental para sua saúde e também para a segurança do trânsito, dele, da carga, e de terceiros usuários das rodovias.”, frisou o presidente da NTC&Logística.
No painel Infra-estrutura Rodoviária do Brasil a conclusão foi geral, a malha viária precisa de investimentos maciços para reverter a atual condição precária em que se encontra.
O tema mais polêmico do encontro, tempo de direção, ocupou toda a tarde do Seminário. Apesar das divergências de opiniões expressas em algumas manifestações e palestras o tema deverá ser regulamentado em breve.
O presidente da Federação das Empresas de Transportes do Estado do Rio Grande do Sul (Fetransul), Paulo Caleffi, fez alguns alertas. Ele destacou que para implementar o tempo de direção dos moldes como estão sendo apresentados vários aspectos devem ser observados. Um deles as precárias condições da malha viária que ele demonstou com fotos de rodovias importantes como Belem – Fortaleza, Porto Velho – Cuiabáe Belém – Brasilia. Calefi ainda falou da falta de frota de caminhões para transportar a frota e dificuldades com a mão-de-obra especializada.
Ele ainda destacou que vários contratos sofrerão descontinuidade e que o custo do transporte pode ter aumento da ordem de 35%.
Participaram do encontro os diretores do SETCESP, Roberto Granero, Luiz Alexandre Duarte, Rogério Helou, Romeu Natal Panzan, Carlos Roberto Martins, Roberto Mira, Rui César Alves, Adriano depentor, Antonio Juliani e Olavo Braido.

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