Painel do Diesel
A escalada do preço do óleo diesel em 2021 espalhou uma série de reflexos no setor de transporte rodoviário de cargas, que inclusive levou a diversas críticas às políticas de preços estatais e uma tentativa de paralisação por parte dos caminhoneiros devido ao aumento excessivo dos custos gerado pela alta dos preços. Após a retomada da economia mundial, a demanda por petróleo cresceu no mundo todo foi aumentando ao longo dos meses, elevando a cotação do barril de petróleo, que, em conjunto com a alta do dólar, gera um impacto ainda maior nos combustíveis. Lembrando que a Petrobras utiliza uma política de paridade no momento de definição dos preços nas refinarias, ou seja, levam em consideração a variação do dólar e o comportamento do petróleo no mercado internacional.
O painel estatístico de combustíveis desenvolvido pelo IPTC tem por finalidade auxiliar o transportador no planejamento dos custos e inclusão do preço do diesel no cálculo do frete, exibindo o valor do preço médio do óleo diesel e s-10 em postos de abastecimento dos principais municípios do estado de São Paulo e capitais brasileiras, além de outros indicadores que consideramos importantes para os transportadores.
Os dados brutos são extraídos semanalmente do sistema de levantamento de preços da Agência Nacional de Petróleo (ANP). A ANP seleciona uma amostra de postos de abastecimento em cada município para pesquisa dos valores. Após o levantamento dos preços, uma média é calculada e então é atribuída como valor médio ao município pesquisado.
O painel é atualizado semanalmente, às segundas-feiras, na mesma frequência com que a ANP disponibiliza as informações após o levantamento dos valores nos respectivos municípios.
Associe-se
Se você ainda não é associado ao SETCESP, conheça todos os serviços que você poderá utilizar,
além de usufruir do desconto no RNTRC em sua frota.