Vencedores do 8º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP & Transporte Moderno

6º prêmio de sustentabilidade
Compartilhe:

O Prêmio de Sustentabilidade é uma iniciativa do SETCESP, em parceria com a revista Transporte Moderno, que reconhece, divulga e dissemina as boas práticas de sustentabilidade realizadas pelas empresas do transporte rodoviário de cargas.

A diversidade de projetos inscritos nesta edição demonstra a infinidade de ações que as empresas podem realizar pautadas pelo compromisso com a preservação ambiental, reduzindo o uso de recursos naturais, usando fontes alternativas de energia, gerando autossuficiência energética e buscando a neutralização de CO².

Outras ligadas aos aspectos sociais, por meio de ações que impactam na saúde e bem-estar, educação, segurança e oportunidades de desenvolvimento pessoal e coletivo. Seja por meio de capacitação, doações de itens de primeira necessidade, inclusão, diversidade e equidade.

Iniciativas voltadas às questões econômicas, enfatizam o olhar para a governança das empresas, valores éticos e investimentos responsáveis, gestão eficiente com soluções que promovem o desenvolvimento econômico com transparência, respeitando o capital humano, natural ou financeiro, garantindo o crescimento sustentável.

E na segurança viária e cuidados com a vida, destacam-se projetos com investimentos na capacitação dos colaboradores, uso de tecnologias na roteirização e gestão da frota, criatividade em programas de saúde e prevenção de acidentes e preservação da vida.

Os projetos foram avaliados por um corpo de jurados formado por especialistas no assunto, que levaram em consideração critérios de planejamento, criatividade/inovação, tecnologia, continuidade, indicadores mensuráveis, investimentos e retorno financeiro e/ou percepção de marca, engajamento e redução de consumo de insumos para indicar ganhadores.

Com  vinte e cinco empresas e cinquenta e cinco projetos inscritos nas quatro categorias do Prêmio, batemos o recorde, demonstrando que cada vez mais estamos todos trilhando o mesmo caminho com propósito e intencionalidade.

Agora, o SETCESP te convida a conhecer em detalhe detalhes as iniciativas dos grandes vencedores e dos finalistas do 8º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP & Transporte Moderno. Escolha abaixo a categoria e conheça as transportadoras que fizeram a diferença em 2022.

Gestão Econômica Sustentável

Por definição, realizar gestão sustentável é dirigir uma organização valorizando todos os fatores que a englobam por meio de processos que incentivam e recuperam todas as formas de capital: humano, natural e financeiro. Uma empresa que tem essa visão e seja capaz de identificar isso ganha mercado e competitividade.

 

Projeto Vencedor

Empresa: Trans Kothe Transportes Rodoviários
Projeto: Placa Polimérica
Utilização do revestimento da quinta roda do caminhão chamado “Placa Polimérica” para reduzir significativamente o uso de graxa, visando a redução de custos, resíduos gerados e a preservação ambiental.

 

 

Projeto Finalista

Empresa: Aceville Transportes 
Projeto: Inteligência Artificial Clara
Implementação do sistema de Inteligência Artificial Clara (IA) com integrações e bots para conexão e resposta imediata das cotações, coletas, rastreio de mercadorias e ouvidoria diretamente com o ERP.

 

Projetos Participantes

Empresa: Ambipar Logistics
Projeto: Carregamento sob Lastro: Economia de recursos nas operações
Projeto de economia no transporte de produtos químicos, utilizando o carregamento sob lastro (sem lavagem), considerando o mesmo produto químico a ser transportado. Benefícios: Economia de água, diminuição de resíduos, aumento de produtividade nas viagens e economia financeira.

Empresa: Ativa Distribuição e Logística
Projeto: Sustentação | Cinta logística
Utilização de Cintas de Sustentação no carregamento de cargas, diminuindo assim a utilização do filme Strech. Benefícios: Economia financeira, menor impacto ambiental com diminuição do volume de resíduos e aumento de produtividade dos colaboradores.

Empresa: Coopercarga
Projeto: Usina Fotovoltaica – UFV Concórdia
Construção de uma Usina Fotovoltaica com o objetivo de diminuir os custos fixos com energia elétrica e fazer a migração para uma energia limpa. Benefícios: Redução de 85% no custo e 100% da energia consumida em Concórdia – SC é de fonte limpa e inesgotável. 

Empresa: IC Transportes
Projeto: Gestão de Pneus
Implementação de uma área de Gestão de Pneus que atua diretamente nos ladrões de quilometragem, aumento da vida útil do pneus, ações de recapagem e destinação final correta. Redução de 79% de custos com compra de pneus novos.

Empresa: TCM Logística Transportes e Armazéns Gerais
Projeto: TCM Inovar 2025
Práticas que conduzirão a empresa até 2025. Conjunto de ações como: Renovação de frota por veículos mais modernos (menos poluentes) com destaque para a utilização de Baterias de Lítio que são sustentáveis. Benefícios: Redução de consumo de energia, aumento de produtividade e redução de custo. 

Empresa: Transjordano
Projeto: ChatBot – CTE
Desenvolvimento de um ChatBot no WhatsApp para gestão de documentações na entrega e descarregamento de remessas. Benefícios: agilidade, economia de tempo, aumento de produtividade, CPK, entre outros.

 

Responsabilidade Ambiental

Responsabilidade ambiental é um conjunto de atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à preservação do meio ambiente na atualidade e para que as as gerações futuras tenham acesso a um ambiente saudável e diversificado.

 

Projeto Vencedor

Empresa: Coopercarga
Projeto: Coopercarga Verde
Criação do “selo verde” de responsabilidade ambiental. Ações de compensação e neutralização de emissão de gases, uso de fontes alternativas de energia, comtemplando veículos elétricos, movidos a biogás, double deck, retrofit e carretas automatizadas. Programa de conscientização dos colaboradores, clientes e sociedade.

 

 

 

Projeto Finalista

Empresa: Patrus Transportes
Projeto: Lavagem Automotiva Sustentável
Lavagem automotiva sustentável utilizando um sistema de captação de água da chuva, combinado com o tratamento do efluente e um posterior direcionamento à uma unidade de reuso, para novamente ser utilizada na lavagem dos veículos. Benefícios: Redução de 100% no consumo de água pluvial, aumento de 600% em produtividade, 100% de reaproveitamento da água.

 

Projetos Participantes

Empresa: Aceville Transportes
Projeto: Preserv Aceville
Conjunto de projetos com objetivo de conscientização dos colaboradores, preservação do meio ambiente e a redução de emissão de CO². Alguns projetos são: Despoluir; Ecofrota; Separação do lixo; Captação de energia solar; entre outros .

Empresa: Ambipar Logistics
Projeto: Corredor Sustentável e Transição Energética na Frota Ambipar
Redução nas emissões de carbono através de rotas inteligentes, troca de combustível, treinamento de “eco condução” e aquisição de veículos movidos a gás comprimido (bio gás).

Empresa: Ativa Distribuição e Logística
Projeto: Ciclo Vivo – Ações de reciclagem
Reaproveitamento de resíduos provenientes das atividades operacionais. Ações de reciclagem e instauração da “economia circular” na empresa.

Empresa: Expresso Princesa dos Campos
Projeto: Usinas Fotovoltaicas – Autossuficiência energética através de fonte limpa, renovável e sustentável
Autossuficiência em geração de energia através de fontes limpas e renováveis para a matriz e sites operacionais. Instalação de 5 usinas distribuídas em 4 municípios.

Empresa: G10 Transportes
Projeto: Caminhos da Sustentabilidade
Conjunto de projetos para a preservação do meio ambiente: Plantio de árvores; energia via placas fotovoltaicas; coleta de resíduos eletrônicos; educação ambiental; conscientização do uso da água; tratamento de efluentes físicos/ químicos e biológicos; 

Empresa: IC Transportes
Projeto: Remanufatura de peças
Reutilização de peças dos veículos através da remanufatura, aumento da vida útil da peça, e diminuição do uso de novos itens. Gestão de custos e menor impacto no meio ambiente.

Empresa: Lourenço Transportes
Projeto: Reutilização de Água
Implementação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) para a captação, tratamento e reutilização de água residual gerada na lavagem de tanques da frota, utilizando tratamentos físicos e químicos.

Empresa: Martin Brower
Projeto: Projeto Aterro Zero
Destinações correta de 95% dos resíduos gerados para empresas licenciadas e não para os aterros sanitários.

Empresa: Moove+
Projeto: Transporte Sustentável
Transporte B2C de menor impacto com veículos elétricos em sua frota, Programa de diminuição, descarte e destinação de resíduos à empresas especializadas e redução de emissão de CO². 

Empresa: Pizzattolog
Projeto: Rota Verde – Pizzatto 2030
Meta de atingir até 2030 a consolidação de uma rota com zero emissão de CO². Inicio do projeto com 2 veículos elétricos..

Empresa: TCM Logística Transporte e Armazenagem 
Projeto: TCM 3T (Together for Today and Tomorrow)
Conjunto de ações de responsabilidade ambiental, tais como: Redução no consumo de insumos; ratificar a governança; investimentos em sistemas de gestão; renovação da frota com redução de CO².

Empresa: Moove+
Projeto: Transporte Sustentável
Transporte B2C de menor impacto com veículos elétricos em sua frota, Programa de diminuição, descarte e destinação de resíduos à empresas especializadas e redução de emissão de CO². 

Empresa: Pizzattolog
Projeto: Rota Verde – Pizzatto 2030
Meta de atingir até 2030 a consolidação de uma rota com zero emissão de CO². Inicio do projeto com 2 veículos elétricos..

Empresa: TCM Logística Transporte e Armazenagem 
Projeto: TCM 3T (Together for Today and Tomorrow)
Conjunto de ações de responsabilidade ambiental, tais como: Redução no consumo de insumos; ratificar a governança; investimentos em sistemas de gestão; renovação da frota com redução de CO².

Empresa: Terra Nova Transportes
Projeto: TN Verde
Neutralização de CO² através da compra de crédito de carbono. Ações internas de conscientização para a preservação do meio ambiente. Redução de descartáveis, gestão de resíduos e descarte responsável (madeira, pneus, plástico, papel entre outros).

Empresa: Transjordano
Projeto: Consumo de Combustíveis
Gestão de motoristas e direção responsável com metas para redução do consumo de combustível por meio da otimização das rotas, mensurando sempre os Kpis individuais de cada motorista, com bonificação do colaborador. Economia de combustível e redução de emissão de CO²

Empresa: Transpanorama
Projeto: Torre de Controle para um Meio Ambiente sustentável
Monitoramento via torre de controle para a redução dos impactos ambientais. Treinamentos com motorista para direção econômica e redução de CO². Classificação dos motoristas pelo desempenho com bonificação pelo combustível economizado.

Empresa: Transportadora Floresta 
Projeto: Floresta sustentável – Grandes resultados através de pequenos gestos
Conscientização de colaboradores, familiares e clientes sobre a importância do consumo responsável e descarte correto de pilhas e baterias usadas; Parceria com empresa licenciada.  

 

 Responsabilidade Social

A responsabilidade social implica em focar o objetivo da empresa além do benefício financeiro a seus sócios e colaboradores, contribuindo socialmente para os envolvidos em todo o processo produtivo. Desta forma, a responsabilidade social envolve medidas que proporcionam cultura, educação e melhores condições de vida e saúde para a sociedade.

 

Projeto Vencedor

Empresa: Speed Work Transportes
Projeto: TRC Sem Racismo
Combater a desigualdade de gênero e racial presente na equipe de nível administrativo da empresa, por meio de seleções de vagas afirmativas para obter equidade e inspirar outras empresas.

 

Projeto Finalista

Empresa: G10 Transportes
Projeto: G10 na Música – Um projeto de Inclusão Social
Formação musical de jovens e adultos de comunidade do entorno com vulnerabilidade social, por meio de um coro cênico. Promove aulas de técnica vocal e Teatro. Os jovens também são atendidos por psicólogos e professores.

 

Projetos Participantes

Empresa: Aceville Transportes
Projeto: Maratona da Solidariedade Aceville x NDTV Record
Uma parceria entre Aceville e NDTV Record que promove uma maratona para arrecadação de doações para instituições beneficentes.

Empresa: Ambipar Logistics
Projeto: Ambipar e Sociedade: Impactando Vidas pelo Brasil
Ações alinhadas com o S do ESG, com foco nos motoristas, seus familiares e comunidade. Entrega de cestas básicas pelo Nordeste; Parceria com Jardim Botânico; Criação de um espaço de convivência chamado “Praça Gisele Bundchen”.

Empresa: Ativa Distribuição e Logística
Projeto: 365S
Conjunto de ações sociais para doação de kits de higiene e roupas. Parceria com duas ONGs: “Cabide Solidário” para moradores de rua e “Entrega por SP”. Benefícios: Engajamento dos colaboradores e impacto social com moradores de rua. 

Empresa: Ceslog – Cesari Logística
Projeto: Capacita-Ce
Política de diversidade e inclusão para qualificar pessoas com alguma deficiência (PCD), desenvolvendo habilidades e competências para ficarem equiparadas dentro do mercado de trabalho.

Empresa: Coopercarga
Projeto: Mulheres no Volante
Politica de diversidade e equidade para a contratação de mulheres para a função de motoristas, com treinamentos e desenvolvimento para um plano de carreira sólido: iniciando em veículos elétricos e chegando à direção de carretas. 

Empresa: Expresso Princesa dos Campos
Projeto: Corrida e caminhada Expresso Princesa dos Campos
Realização da “Corrida e Caminhada” para incentivar a prática esportiva; divulgar benefícios do esporte; Aproximar clientes internos e externos com a comunidade.

Empresa: IC Transportes
Projeto: Envelhecer com amor
Ações coordenadas por profissionais e voluntários da IC Transportes para beneficiar idosos que vivem em casas de longa permanência, promovendo atividades físicas, cognitivas, sócio emocionais, além de cultura, lazer e terapias com cães. Benefícios: desenvolvimento de habilidades, integração e bem estar físico e emocional.  

Empresa: JNR Logística
Projeto: Semeando o futuro
Curso de cultivo de hortaliças para jovens e crianças da comunidade local para incentivar e ensinar a respeitarem a natureza e receberem treinamentos do como fazer uma pequena horta orgânica em casa.

Empresa: Log10 Transportes
Projeto: Um toque Social na Operação Logística
Ações com objetivo de acolher, cuidar e desenvolver o bem estar e a saúde emocional dos colaboradores pós pandemia. Realização de palestras, cursos e atividades físicas direcionadas.

Empresa: Martin Brower
Projeto: Projeto de Cultura de Sustentabilidade
Programa de cultura de sustentabilidade que realiza ao menos um projeto socioambiental em cada região onde a empresa tem operações juntamente com ONGs e a comunidade do entorno de cada unidade. Ações realizadas no Paraná, Pernambuco e em São Paulo.

Empresa: Patrus transportes
Projeto: Líder Social
Incentivo à cultura do voluntariado dentro da empresa, capacitando e habilitando tecnicamente os colaboradores como agentes locais de transformação para identificar vulnerabilidade social dentro e fora da empresa e estabelecerem um plano de ação nas unidades onde a empresa atua.

Empresa: Terra Nova Trasnportes
Projeto: TN Rosa – Levando Esperança em 5 eixos
Conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, utilizando a “carreta rosa” para difundir o tema ao longo do ano e por todas as estradas que ela rodar, além de custear e contribuir com uma ONG que atua no tratamento de qualidade das mulheres diagnosticas com câncer.

Empresa: Trans Kothe Transportes Rodoviários
Projeto: UNIKOTHE – Universidade Corporativa
Universidade corporativa desenvolvida para oferecer cursos de aperfeiçoamento pessoal e profissional exclusivos para os colaboradores. Avaliação e mapeamento do perfil para identificar lacunas no desenvolvimento.

Empresa: Transjordano
Projeto: Mindfulness
Utilizar a técnica mindfulness para os colaboradores da empresa com o objetivo de melhorar a concentração, foco, o controle da ansiedade e do stress, e relações de trabalho e na organização. Difundir no setor de transportes, onde o número de acidentes é elevado. 

Empresa: Transpanorama Transportes
Projeto: Programa TP Mais Inclusão
Programa de inclusão profissional de deficientes (PCD) no quadro de colaboradores da empresa, proporcionando capacitação e sensibilização dos colaboradores sobre o tema e adequação de acessibilidade na empresa e no site.

Empresa: TSA Cargo
Projeto: Alzira Scremim
Distribuição de cestas básicas para famílias de baixa renda e com vulnerabilidade social que residem nos entornos das bases da TSA Cargo.

 Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho

A segurança do trabalho tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A segurança viária refere-se ao conjunto de medidas, disposições e normas existentes em relação à circulação de pessoas e automóveis pelas ruas e rodovias, com o objetivo de prevenir acidentes de trânsito atinjam os envolvidos.

 

Projeto Vencedor

Empresa: Patrus Transportes
Projeto: A Regra é Clara
O programa consiste em treinar, alertar e engajar os colaboradores sobre para as regras de segurança da empresa. Realização de treinamentos sobre saúde e segurança. Usando o futebol como plano de fundo, as regras foram definidas como: Bronze (para acidentes menos graves), Prata (médios) e Ouro (grandes acidentes e situações de risco).

 

 

Projeto Finalista

Empresa: G10 Transportes
Projeto: UNI-G10 – Conhecimento com Resultado
Universidade Corporativa com três objetivos principais: Capacitar colaboradores e terceiros contratados da empresa; Contribuir com a redução do índice de acidentes nas estradas e reduzir custos de treinamentos.

 

Projetos Participantes

Empresa: Ativa Distribuição e Logística
Projeto: Ativar Metaverso
Treinar, orientar e motivar os colaboradores com treinamentos mais eficientes e imersivos com o conceito do metaverso na capacitação dos motoristas. Eliminar a utilização de um caminhão e um instrutor para realizar os treinamentos.

Empresa: BBM Logística
Projeto: HSE – Sala de Estimulação para Motoristas Rodoviários
Sala de estimulação para os motoristas descasarem, evitando assim acidentes e aumentando a qualidade de trabalho dos colaboradores. 

Empresa: Ceslog – Cesari Logística
Projeto: Galgando o ZERO Acidente!
Conjunto de ações para evitar os acidentes nas rotas: implementação da telemetria em 100% da frota; análise comportamental; treinamentos e conscientização; pulseiras inteligentes; Rotograma falado;

Empresa: Coopercarga
Projeto: Gestão de Riscos Operacionais
Liberação de viagem apenas com validação de segurança, com itens contidos no PGR. Motoristas treinados e colaboradores capacitados para tratar de qualquer anomalia durante a viagem.

Empresa: Expresso Princesa dos Campos
Projeto: RQA – Registro de Qualificação e Aperfeiçoamento
Treinamento e capacitação dos motoristas para direção defensiva, redução de custos e atender normas legislativas, evitando acidentes e proporcionando viagens seguras.

Empresa: IC Transportes
Projeto: Copa Manobra
Instaurada uma “Copa” (competição) de caminhões com os melhores motoristas da companhia, premiando financeiramente o ganhador. Podem participar apenas os motoristas que praticam a direção segura e sem nenhuma violação.

Empresa: Loureço Transporte e Comércio
Projeto: Segurança em Foco
Gestão de treinamentos de segurança e eco-condução aplicados aos colaboradores, visando a prevenção de acidentes e segurança nas estradas.

Empresa: Pizzatolog
Projeto: Treinamento Sustentável e Segurança Viária
Consiste em direcionar uma operação consolidada com conceitos de direção econômica e defensiva, realizando a conscientização do motorista para conduzir o veiculo da melhor maneira, evitando acidentes e consumindo menos CO2. 

Empresa: Transjordano
Projeto: ONISYS – Sistema de Gestão de Segurança
O projeto consiste em identificar atos inseguros na rotas de entregas, remotamente. Exemplos de atos inseguros: mexer no celular; mãos fora do volante; sonolência e afins. Inclui também os feedbacks dos motoristas.

Aproveite e confira as fotos dos principais momentos do evento de premiação em nossas páginas:   

Assista, também, a cerimônia completa do 8º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP & Transporte Moderno, realizada em 18 de outubro de 2022, no Palácio dos Transportes, São Paulo/SP.