COMPLIANCE EMPRESARIAL: ASPECTOS PRÁTICOS E LEGAIS

Objetivo
Sobre o curso
Quem pode se interessar
Empresários, executivos e profissionais em geral comprometidos com a Gestão das Empresas.
Conteúdo
I - CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS GERAIS:
1. O que é Compliance: conceitos, características, aplicações, benefícios.
2. Visão sistêmica de gestão de Empresas: o que é gestão?
2.1. Políticas e Diretrizes internas: o que são, como e por que formaliza-las.
2.2. Processos estratégicos, operacionais e administrativos de uma Empresa.
3. Instrumentos de integração e formalização de processos: documento snormativos
II - LEGISLAÇÃO APLICADA À GESTÃO DAS EMPRESAS
1. Empresa: Código Civil, Código Ética, Código Defesa Consumidor, Lei 12.683/12, Lei 12.846/13, LGPD, etc.
2. RH: A CFB, a CLT, as CCT, os ACT, Leis Federais que impactam na Gestão de Pessoas em Geral, o eSocial e suas exigências nos processos de Folha de Pagamento e Segurança em Medicina do Trabalho.
3. Financeiro, Comercial, Logística, Produção e demais áreas organizacionais.
4. A importância do cumprimento e da fiscalização dos contratos assinados.
III - AÇÕES DE GESTÃO E COMPLIANCE PARA PROTEÇÃO DA EMPRESA QUANTO A ERROS / FALHAS / OMISSÕES E OUTRAS SITUAÇÕES QUE POSSAM COMPREMETER SUA IMAGEM, SUA REPUTAÇÃO E SEUS RESULTADOS:
1. A estrutura organizacional.
2. As políticas internas (comercial, atendimento ao cliente, rh, segurança e proteção de dados etc)
2. O regulamento interno.
3. O código de ética ou de conduta.
4. A comunicação interna e com os clientes e mercado.
5. Canais de denúncias.
6. A importância dos protocolos.
7. O treinamento dos gestores e do quadro de pessoal.
8. O plano de cargo e salários, de carreira e demais instrumentos de gestão de RH..
9. Indicadores de gestão (KPI)
10. Pesquisas de satisfação de clientes (NPS)
11. Auditorias internase externas.
12. O papel do DPO da LGPD.
IV – PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E CONTROLE DO COMPLIANCE:
1. Planejando a estrutura e organização do Compliance: interno ou externo?
2. Diagnóstico, análise e elaboração do Plano de Compliance.
3. A execução das investigações de Compliance.
4. A elaboração e análise dos relatórios do Compliance: os erros, omissões e desvios encontrados.
5. As decisões da Diretoria: como proceder frente às evidências de erros, fraudes, omissoes etc?
6.Os tipos de ações preventivas e corretivas
VI - FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA MANTER A EMPRESA EM SITUAÇÃO DE COMPLIANCE:
1. Papel da diretoria / alta direção.
2. Papel dos gestores das áreas organizacionais.
3. Papel da área de RH: formar, capacitar e facilitar as ações de Compliance.
Facilitador
Mestre e graduado em Administração. Experiência profissional de 57 anos adquirida em empresas de diferentes portes e segmentos econômicos. Nos últimos 39 anos têm atuado ativamente como Consultor Empresarial, Docente em cursos de Graduação e de Pós-graduação/MBA e Instrutor em Cursos de Educação Corporativa, lecionando em diversos Estados do País. Conteudista e tutor de disciplinas de Cursos de Graduação e PG, modalidade EAD. Atua, também, como Palestrante, Pesquisador e Articulista e possui mais de 100 (cem) artigos publicados, em jornais, revistas e sites da Internet. Participa de projetos de voluntariado junto a Entidades de Classe. Suas áreas de atuação são Planejamento e Gestão Empresarial, Mudança e Inovação Organizacional, Qualidade, Recursos Humanos e LGPD. É membro do GEES/CRASP - Grupo de Excelência em Ética e Sustentabilidade desde 2007.
Investimento
- R$ 440,00 Para não associados ao SETCESP.
Desconto progressivo
2 Participantes – 10%
3 – 5 Participantes – 15%
+ de 6 Participantes – 20%
Obs: Descontos válidos para inscrições no mesmo curso.
Fique Atento
ATENÇÃO
O SETCESP reserva-se o direito de cancelar o curso, com até 02 dias de antecedência, caso não atinja o número mínimo de participantes ou por alguma eventualidade. Neste caso, o participante inscrito que já tiver efetuado o pagamento será ressarcido do valor integral pago.
Confirmação: O SETCESP entrará em contato para confirmar e/ou cancelar o curso em até 02 dias de antecedência da data programada para início do curso.
Cancelamento/Desistência/Substituição de aluno: Só serão aceitos, via e-mail, se recebidos em até 24 horas de antecedência da data programada para início do curso. No caso de desistência com menos de 24 horas de antecedência da data programada para início do curso, será retido 20% do valor pago para cobrir as despesas administrativas, sendo reembolsado ao participante 80% do valor pago.
Caso ainda não tenha sido realizado o pagamento, será gerado e enviado um boleto a título de “despesas administrativas” pelo não comparecimento do aluno equivalente à 20% do valor do curso.
Importante: que as inscrições sejam efetuadas via portal ou e-mail até "dois dias" antes da data do curso, para confirmação da turma, por gentileza.
Fique por dentro das novidades e eventos.
Próximos cursos
-
11/10/2025 - NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS
-
11/10/2025 - ISO 9001 - Mais que um “certificado”. Uma ferramenta gerencial
-
16/10/2025 - Apuração de Custos e Formação de Frete no TRC
-
16/10/2025 - Evite Multas de Vale Pedágio: Entenda a Lei e como funciona
-
18/10/2025 - Como elaborar o plano de cargos, salários e carreira à luz da reforma Trabalhista, do e-social e da LGPD
-
18/10/2025 - Manutenção de frotas como fator estratégico
-
23/10/2025 - NR1 - Segurança e Saúde no Trabalho: Estratégias para Promover a Saúde Mental no TRC
-
25/10/2025 - Prospecção e retenção: dicas exclusivas para transportadoras