+55 (11) 2632-1000
Escolha uma Página
Critérios considerados na hora de contratar o motorista

Ducimara Salathiel, Diretora de Recursos Humanos do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo, indica critérios essenciais para a contratação de motoristas

Atualmente são grandes as exigências na hora de contratar os serviços do motorista de caminhão. Para se destacar não basta saber dirigir um caminhão. É importante fazer curso, se atualizar, buscar informações em feiras especializadas e se preocupar com a aparência.

“Além disso é essencial ter comprometimento com o trabalho que vai executar. Hoje o que percebemos é que o cargo motorista, se tornou um cargo das antigas. Antes todo jovem queria ser caminhoneiro por conta do pai ou algum familiar e tinha paixão pela profissão. Hoje, isso não acontece mais. Todos esses fatores têm dificultado a contratação de motoristas”, destaca Ducimara Salathiel, diretora de Recursos Humanos da SETCESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região.

 

Ser apenas habilitado não garante a vaga. É preciso ser um profissional atualizado e capaz de garantir para a empresa resultados qualitativos e quantitativos efetivos, contínuos e duradouros.  É essencial também, dirigir com segurança, produtividade e baixo custo operacional.

Os veículos são cada vez mais modernos e complexos, assim embarcadores e clientes buscam pessoas preparadas, qualificadas e atualizadas com a tecnologia e que sejam capazes de interagir com os clientes da empresa para a qual trabalha e ter um bom relacionamento interpessoal. Confira 5 itens que as empresas levam em consideração antes de contratar o motorista:

IDADE, CNH

Para se candidatar a uma vaga é importante ter no mínimo 21 anos, CNH Categorias C, D ou E (de preferência todas), curso Mopp (Movimentação de Produtos Perigosos) para atender a legislação vigente que permite transportar qualquer tipo de produto químico.

RESPONSABILIDADE

Mais do que dirigir é preciso ter comprometimento, responsabilidade com as regras da organização e as tarefas designadas. A assiduidade é também parte do compromisso assumido com a empresa.

DISPONIBILIDADE

Ter disponibilidade de horário já que muitas empresas têm escala diversificada com trajetos curtos, médios ou longos em dias variados da semana. É uma necessidade do trabalho desse profissional.

IMAGEM

É importante também manter uma boa aparência e ser honesto para manter a palavra e assumir eventuais falhas ou problemas que venham a ocorrer no trabalho. A aderência à cultura da organização, com identificação em relação às crenças e aos objetivos da empresa, ajudam o profissional a se manter motivado.

DEDICAÇÃO

Gostar do que faz do que faz também é fundamental. Afinal o dia a dia do motorista não é fácil. É fundamental que ele esteja preparado fisicamente e esteja não apenas descansado e bem de saúde, como consciente da responsabilidade de dirigir com segurança, preservando sua vida e de todos que estão a sua volta.


voltar