5 maneiras simples de criar transparência no trabalho
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Transparência no trabalho, ou transparência nos negócios, significa comunicar-se aberta e honestamente com os membros de sua equipe e cultivar uma cultura onde a informação possa fluir livremente entre as pessoas e as equipes. Embora a transparência seja muitas vezes encoberta em termos vagos, seus benefícios são tangíveis. Aqui estão cinco maneiras simples de criar uma cultura transparente em seu trabalho:

  1. Seja honesto.

Pense na honestidade de apoio que você esperaria de um mentor. Sentir que você pode dar e receber feedback com segurança é uma característica marcante da transparência. A comunicação aberta cria confiança, incentiva a inovação e cultiva um ambiente de trabalho saudável.

Expressar informações importantes para todos os seus colegas cria uma plataforma positiva e produtiva para o trabalho em equipe. Por outro lado, a retenção de informações importantes de seus colegas de equipe pode prejudicar os projetos de sua equipe e quebrar a confiança entre os membros da equipe. Quando todos sentem que entendem o que está acontecendo em sua equipe e por quê, você verá um envolvimento maior com o trabalho e uma solução de problemas mais criativa que se alinha às necessidades do seu negócio.

Um excelente exemplo de transparência radical é a Buffer, uma empresa projetada para ajudar os usuários a prosperar nas mídias sociais. A Buffer tomou a decisão de compartilhar os salários dos funcionários publicamente. Ao fazer isso, o nível de confiança entre os membros da equipe no Buffer aumentou drasticamente, o que ajudou a criar um ambiente de trabalho saudável e sustentável. A transparência salarial até ajudou nos esforços de recrutamento. Depois que a Buffer publicou seus salários e fórmulas salariais no final de 2013, os pedidos de emprego aumentaram 230% no mês seguinte.

Como fazer isso:  comece a fazer levantamentos em sua equipe. Ter um único lugar onde todos possam ouvir sobre o trabalho que está sendo feito e as atualizações relevantes criam um senso de transparência na comunicação da equipe.

  1. Compartilhe seus resultados.

Uma das melhores maneiras de criar transparência e criar impulso no seu negócio é compartilhar suas vitórias, perdas e desafios. Compartilhar vitórias é a parte fácil. O mais difícil é admitir que as coisas não correram como planejado, mas aumenta a confiança e a maior união de uma equipe.

Jeff Bezos, CEO da Amazon, tem uma grande apreciação do fracasso. Em uma recente carta de acionistas, ele disse: “Para inventar você tem que experimentar, e se você sabe de antemão que isso vai funcionar, não é um experimento. A maioria das grandes organizações adota a ideia de invenção, mas não está disposta a sofrer a série de experimentos fracassados necessários para chegar lá”.

Como fazer isso:  Ao fornecer atualizações sobre o status de seus projetos, resista à tentação de revestir os negativos. Seja honesto com os fracassos, compartilhando com sua equipe o que você aprendeu e como planeja seguir em frente. Aprender com nossos fracassos é uma das coisas mais inteligentes que podemos 

  1. Quebre os silos.

De acordo com um estudo da McKinsey, quase 80% dos executivos seniores disseram que a comunicação é crucial para o crescimento, mas apenas um quarto deles achava que suas empresas eram boas em compartilhar conhecimento em toda a empresa. Fazer um standup diário dentro de sua equipe é ótimo, mas garantir que o conhecimento esteja disponível e aberto em todos os departamentos criará uma cultura corporativa verdadeiramente transparente.

Tornar a transparência uma prioridade torna muito mais fácil achatar sua organização e evitar a burocracia e um ambiente de trabalho político. Os líderes podem implementar uma estratégia de portas abertas, utilizar reuniões da prefeitura ou até reorganizar o escritório de maneira a promover a expressão. Considere um piso plano aberto com paredes que funcionem como quadros brancos, e não esqueça os divertidos locais da equipe que ajudam a criar laços de confiança e amizade. Na Atlassian, isso significa uma assembleia semanal que reúne todas as nossas equipes em todo o mundo, de Sydney a São Francisco.

Como fazer isso: não há necessidade de (fisicamente) derrubar as paredes. Você pode começar a construir relacionamentos entre várias equipes pedindo a um colega de outra equipe para almoçar ou agendar uma reunião para discutir como suas prioridades se alinham.

  1. Contrate pessoas que se importam com transparência.

No final do dia, nenhum programa sobre transparência funcionará, a menos que seu pessoal também se preocupe com a transparência. E que melhor maneira de promover uma cultura transparente do que recrutar pessoas que valorizam a transparência?

A boa notícia é que 87% das pessoas querem trabalhar para empresas transparentes, então, ao criar transparência em seu processo de recrutamento e entrevista, você atrairá muitos candidatos excelentes.

Como fazer isso:  qualquer pessoa tem o poder de introduzir transparência no processo de contratação. Escreva uma descrição do trabalho que mencione a filosofia da sua empresa sobre transparência, ou se entrevistar um candidato faça uma pergunta sobre como trabalhar em um ambiente aberto.

  1. Escolha ferramentas que suportem transparência.

Quantas horas você perdeu pesquisando por um documento em um e-mail, solicitando permissão para um arquivo ou editando (e esperemos que não perdendo!) Várias versões de rascunhos? O funcionário médio gasta 20% de sua semana procurando informações internas e procurando ajuda de colegas. E isso é uma grande perda de tempo! Todos na sua empresa precisam saber para onde recorrer para encontrar as informações certas, entrar em contato com a pessoa certa e resolver rapidamente os problemas.

Ferramentas que apoiam e organizam o fluxo de informações quebram barreiras que atrapalham o progresso dentro de um negócio. Você vai querer procurar algo que possa ser compartilhado e encontrado em toda a sua equipe, departamento e empresa inteira – e rapidamente. Você vai querer um lugar onde os membros da sua equipe possam dar feedback e oferecer insights e ajuda. Por fim, verifique se ele está acessível online para que todos tenham sempre as informações mais atualizadas.

Transparência significa trabalho significativo

A transparência pode afetar sua lucratividade? Em uma palavra, sim. Mas é muito mais que isso. A transparência permite que cada indivíduo da sua empresa se sinta parte de algo maior. É sobre construir confiança. Trata-se de ajudar os membros de sua equipe a criar um trabalho que seja significativo e faça uma diferença tangível.

Que é exatamente como deveria ser.


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