Um caminho de ações sustentáveis
Compartilhe

Para reconhecer e disseminar as boas práticas do setor em sustentabilidade, o SETCESP promove, desde 2014, o Prêmio que chega a 7ª edição

O maior evento do transporte rodoviário de cargas que homenageia as empresas que promovem a sustentabilidade, aconteceu no último dia 30 de novembro, no Transamérica Expo Center e premiou as transportadoras pelos seus projetos que promovem a segurança viária ou do trabalho e, também, os três pilares do ESG: gestão econômica sustentável, responsabilidade ambiental e social.

Essa é a sétima edição do evento, contou com 22 empresas participantes e a inscrição de 33 projetos divididos em quatro categorias:

– 5 em Gestão Econômica Sustentável;

– 6 em Responsabilidade Viária e do Trabalho;

– 9 em Responsabilidade Social; e

– 13 inscritos na categoria Responsabilidade Ambiental.

“Temos muito orgulho de realizar esse Prêmio que tem se mantido na vanguarda para estes tipos de iniciativa, ele demonstra como as empresas estão comprometidas com a agenda sustentável, e principalmente com as gerações futuras”, disse Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP.

“O prêmio tem por objetivo mostrar que o transportador está comprometido com as questões da sustentabilidade, que fazem a diferença para toda a sociedade”, afirmou Tayguara Helou, presidente do Conselho Superior e de Administração da entidade.

Ele destacou na abertura da premiação que já participaram, somando todas as edições do Prêmio Sustentabilidade, cerca de 200 transportadoras. E na oportunidade, aproveitou para apresentar o novo presidente eleito do SETCESP, Adriano Depentor, que por sua vez, declarou que continuará fazendo uma gestão participativa incentivando as práticas mais conscientes no TRC.

Assim como nas edições anteriores, o evento aconteceu em formato híbrido, ou seja, tanto presencial quanto on-line, com uma transmissão ao vivo no canal oficial do SETCESP no YouTube.

O Impacto das ações

Ao longo dos sete anos de Prêmio de Sustentabilidade, mais de 126 empresas participaram com o total 198 projetos inscritos.  A soma de todo esse engajamento trouxe resultados incríveis.

Cerca de 2.241.627 pessoas e 71 entidades foram beneficiadas. Por volta de 708 toneladas de alimentos foram doados. Aproximadamente 232.350 árvores foram plantadas e 24.787 toneladas de materiais foram reciclados. Além disso outras 373.143 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera. As empresas participantes juntas reduziram em 51% a média de turnover e tiveram um ganho de 39% em produtividade.

Vencedores de 2021

Os projetos inscritos no prêmio deste ano foram avaliados por cinco jurados especialistas e acadêmicos, que levaram em consideração os critérios de: planejamento, criatividade, inovação, continuidade, indicadores mensuráveis, investimentos e retorno financeiro.

O 7º Prêmio de Sustentabilidade contou com o patrocínio de Mercedes-Benz, Sascar, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Autotrac, Consórcio Maggi, De Nigris, Fetcesp, Despoluir, Grupo Vamos, Iveco Cofipe e Sambaíba.

Transpanorama é destaque em Gestão Econômica

A empresa que é uma referência no transporte para o agronegócio, ganhou o prêmio na categoria Gestão Econômica por fazer a adaptação dos veículos com a inclusão de mais um eixo na carreta.  “O veículo é um semirreboque com o quarto eixo; três deles tandem (juntos) e um distanciado. Esse foi um projeto multidisciplinar que para seu desenvolvimento contou com o apoio de várias áreas”, explicou Marcos Scioli, gerente jurídico da Transpanorama.

Isso a possibilitou carregar no veículo adaptado, 5 toneladas a mais do que suporta uma carreta convencional, com as mesmas condições de segurança, otimizando sua operação. O que também vem permitindo reduzir em 7% o consumo de diesel em suas operações.

O diretor administrativo, Claudio Adamuccio, disse que o projeto surgiu a partir de estudos para melhorar a viabilidade, “Estamos procurando cada vez mais trazer a inovação, temos isso em nosso DNA, para que o transporte seja mais sustentável”.

Também concorreu como finalista nesta esfera de Gestão Econômica, a Jamef Encomendas Urgentes com o case ‘Motorista Empreendedor’.

Da esquerda para a direita: Lincoln Sousa, gerente de comunicação; João Augusto, gerente comercial; Valdecir Adamuccio, diretor comercial; Claudio Adamuccio, diretor administrativo e Marcos Scioli, gerente jurídico na Transpanorama.

De olho na Segurança, Cesari implementa ‘Spinner’ inteligente

A Cesari levou o troféu na categoria Responsabilidade na Segurança Viária e do Trabalho graças à implantação do ‘Spinner’, um sistema automatizado de limpeza que diminui os perigos das atividades manuais na descontaminação de isotanques que carregam produtos químicos, proporcionando assim mais segurança operacional.

Guilio Borlenghi, gestor da Cesari, afirma que o equipamento diminuiu em 80% a exposição do colaborador ao risco de contaminação. “Um tempo que, no ano de 2020, foi de 2.400 horas, agora em 2021, caiu para 470 horas, isso se traduz em mais qualidade de vida”, aponta ele.

“Além do Spinner ser um sistema tecnológico, ele é um equipamento em prol da vida que proporciona cuidado e proteção no trabalho”, compartilhou Thamires de Lima, coordenadora de operações, que acompanha no dia a dia a utilização do novo sistema.

Segundo Borlenghi, com o uso do dispositivo a empresa ainda teve um ganho ambiental, uma vez que substituiu a limpeza manual química por uma mecânica. “A Cesari já diminuiu o tempo de limpeza dos isotanques em 63%, e é a primeira do país a ter um terminal com processos 100% automatizados”, garantiu.

Também foi finalista nesta categoria a Fadel Transporte e Logística com o projeto ‘Chega Junto: Gestão de Jornada e Escala Inteligente’.

Da esquerda para a direita: Sergio Sukadolnick, executivo de relações institucionais; Patrícia Iglesias, encarregada de qualidade; Thamires de Lima, coordenadora de operações e Guilio Borlenghi, gestor da Cesari.

Patrus reafirma seu compromisso com a Responsabilidade Social

Foi com o programa “Olhar ao redor”, que a Patrus recebeu o 7º Prêmio de Sustentabilidade, na categoria Responsabilidade Social. O projeto contempla oito iniciativas, que tem por objetivo minimizar as condições de pessoas em situação de vulnerabilidade, através da doação de alimentos e capacitação profissional.

Por meio de sua realização, foram distribuídas marmitas solidárias e cestas básicas, e também promovido o treinamento de colaboradores para formação de líderes sociais, além da capacitação profissional para o empreendedorismo e a qualificação de jovens para o mercado de trabalho, entre outras ações desenvolvidas pelo IMAP (Instituto Marum Patrus).

“Nós, empresários, temos sim, que ajudar o Estado a diminuir a desigualdade social. Não podemos estar bem se o nosso redor não estiver bem”, declarou Marco Antônio Patrus, sócio diretor da empresa. Para ele, “se todos nós conseguirmos fazer um pouco, logo mais faremos um todo e sem dúvida, construiremos um país mais justo e inclusivo”.

Enquanto isso, o CEO da empresa, Marcelo Patrus, falou da cultura de sustentabilidade presente na organização, e disse ser uma alegria ver a evolução do setor a cada Prêmio de Sustentabilidade. “Cuidar do meio ambiente, das pessoas, dos colaboradores e da comunidade não é um custo, e sim um investimento. Temos que pensar onde queremos chegar e o que queremos ser daqui há 10, ou 20 anos”, declarou o CEO.

A outra grande finalista em Responsabilidade Social foi a Rodo JR. Transportes com o projeto “Ressureição”.

Da esquerda para a direita: Katia Rocha, diretora de gente e gestão e ESG; Olga Mendes, gerente de responsabilidade social; Marcelo Patrus, CEO e Adriana Heringer, gerente de comunicação e marketing na Patrus Transportes

Placas solares garante à Ativa prêmio em Responsabilidade Ambiental

O projeto de instalação de placas solares fez a empresa Ativa Logística ser a grande vencedora na categoria Responsabilidade Ambiental. Até o momento, já são 47 caminhões da frota da empresa que possuem na parte externa do teto do baú as placas solares, que possibilitam a economia de combustível e a autonomia elétrica.

“Empresas que não voltarem suas ações à sustentabilidade estarão fadadas a terem sua competitividade bastante reduzida, ou até a saírem do mercado, porque cada vez mais os consumidores finais estão exigindo esse comprometimento”, comentou Ricardo Navarro, diretor de Logística na Ativa.

Além disso, os equipamentos de refrigeração e outros dispositivos eletrônicos passaram a utilizar a bateria, que está sendo carregada pelas placas solares, reduzindo o consumo de diesel. A empresa deixou de utilizar cerca de 11 mil litros de diesel em suas operações, o que significa também, 100 toneladas a menos de CO₂ emitidos na atmosfera.

“Temos muitas ações sustentáveis na Ativa, mas quisemos compartilhar com todos essa nossa iniciativa de implantação das placas solares”, contou Alex Nunes, gerente de inovação. “Sobretudo a nossa mensagem é que precisamos agir agora, pela conservação do planeta. Precisamos colocar em prática e fazer acontecer”, complementou ele.

Junto com a Ativa, a outra grande finalista foi a empresa Ambipar Logistics com a criação do “Corredor Ecológico”, que neutraliza a pegada de carbono com o plantio de mudas.

Acesse a nossa playlist e assista os cases de todas as empresas finalistas do 7º Prêmio de Sustentabilidade.

Da esquerda para a direita: Ubiraci Vicente, gerente de marketing; Alex Nunes, gerente de inovação e Laco Santana, diretor de tecnologia e projetos na Ativa Logística.

E-book de Sustentabilidade

Uma grande novidade da premiação deste ano, foi o lançamento do E-book “Boas Práticas de Sustentabilidade”, que apresenta as ações tomadas pelas empresas de transporte no decorrer das edições do prêmio, com dicas que podem ser seguidas e compartilhadas. O material é gratuito e está disponível para download.

Um capítulo à parte

Na sequência do anúncio dos vencedores do 7º Prêmio de Sustentabilidade, o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP recebeu uma homenagem da OTM Editora, como o líder classista do ano no palco da Maiores e Melhores do Transporte.

“No começo da década de 80, eu passava pela rodovia Dutra e mostrava para você aquele prédio, que é a sede do SETCESP, com maior orgulho. Eu jamais imaginaria que você pudesse presidir esta entidade, ainda mais, por dois mandatos. Mas sim, você a presidiu e fez isso como um presidente transformador”, relembrou Urubatan Helou, ex-presidente do SETCESP, se dirigindo ao homenageado e filho, Tayguara Helou.

Reconhecido pelo entusiasmo e vigor frente aos desafios Tayguara é uma personalidade bastante estimada, um grande adepto das evoluções tecnológicas e da inovação. Único presidente surfista da história na entidade, como ele mesmo gosta de destacar.

Em seu discurso ele contou sobre a trajetória que o levou até à presidência. “A transformação, como o meu pai falou, que pude realizar foi profunda. Nós tornamos o SETCESP em uma entidade 4.0, criamos o IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Cargas) para ser o hub estatístico e de informação, além disso criamos as nossas CAS (Central de Atendimento SETCESP) em Jundiaí e Barueri, e permanecemos cumprindo o nosso objetivo que é fazer do transportador associado ao SETCESP, ser transportador mais rentável! ”

Sua gestão foi marcada por outras grandes conquistas como o aumento do VUC de 6,30m para 7,20m, a ampliação das licenças para transporte de mudanças em São Paulo e a substituição do comprovante de entrega do modelo impresso para o eletrônico. Fora a quantidade de serviços que a entidade passou a oferecer para o transportador neste período, são 16 no total e muitos deles com foco na rentabilidade das empresas.


voltar