SEST SENAT ganha reforço na formação de motoristas
Compartilhe

Com informações do SEST SENAT

O SEST SENAT recebeu da Scania Latin America, a título de doação, um caminhão Scania R450 A6x4, para ser utilizado na formação de condutores do projeto Escola de Motoristas Profissionais e para treinamentos específicos junto às empresas de transporte. A entrega do veículo ocorreu em um evento na fábrica da montadora, no dia 24 de fevereiro.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega do caminhão Scania, o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Adriano Depentor e o presidente da FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo) e vice-presidente do Conselho Regional de São Paulo do SEST SENAT, Carlos Panzan, entre outros convidados, que puderam conhecer um pouco da história da montadora e do próprio veículo.

Depentor destacou na oportunidade que a doação auxiliará no desenvolvimento de novos motoristas. “A retenção de condutores de veículos de carga tem sido um assunto muito discutido pelo setor de transportes em geral, devido à escassez de profissionais e a dificuldade de contratação de mão-de-obra qualificada”, disse.

“É a nossa contribuição para o fomento da educação de profissionais fundamentais para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou o presidente e CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski.

Para o diretor-adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, foi gratificante estreitar o relacionamento da instituição com a Scania e conhecer as suas principais lideranças.  “Somos os responsáveis pela qualificação dos profissionais que utilizam os produtos da montadora e, por isso, precisamos desses equipamentos para treinar a mão de obra de uma forma adequada”.

De acordo com supervisor do Conselho Regional de São Paulo do SEST SENAT, Luís Rafael Cardieri Marchesi, há uma deficiência de motoristas profissionais no mercado,   tendo em vista que os Centros de Formação de Condutores se limitam apenas a formar e não a treinar os motoristas, ocasionando assim, uma dificuldade para as empresas de transportes recrutarem condutores preparados.

“Nós, do SEST SENAT no estado de São Paulo e no Brasil, temos a Escola de Motoristas Profissionais onde são realizados treinamentos práticos em ônibus e caminhões, que aperfeiçoam e capacitam os condutores. Daí a importância de termos esses veículos, juntamente com os simuladores de direção já disponíveis em nossas unidades, para formar profissionais aptos a atender o setor transportador”, explica Rafael.


voltar