O futuro da tecnologia no mercado de transportes
Compartilhe

Soluções para desenvolver de forma sustentável os negócios dos nossos clientes

O grupo Michelin acredita que a mobilidade é essencial para o desenvolvimento humano. Com base nos valores integrados ao ecossistema, o Grupo busca torná-la mais segura, eficiente e sustentável. “Nossa visão de sustentabilidade se baseia na busca constante pelo equilíbrio entre 3 P’s que direcionam e impulsionam todo o Grupo Michelin: Pessoas, Planeta e Performance financeira. Trabalhamos contribuindo para uma mobilidade mais sustentável, sob o aspecto ambiental, social e econômico, sempre comprometidos em tornar o transporte mais seguro, mais limpo e mais eficiente”, reforça Boarnerges Neto, diretor geral da Sascar, empresa de tecnologia do grupo, que atua no desenvolvimento de soluções para gestão de frotas no Brasil, América Latina, Europa e África do Sul. Com mais de 280 mil veículos conectados, é marca líder na América Latina.

A inovação é a prática constante e permeia todas as áreas da empresa. Como resultado disso, em 2021 foram lançadas as Smart Câmeras Sascar, uma solução avançada de inteligência através de imagens, que identifica comportamentos inadequados dentro da cabine do motorista e atitudes à direção que são potencialmente perigosas, como mudança de faixas e aproximação de outros veículos.

A solução possibilita visualização inteligente das imagens, painel completo com os indicadores de gestão da operação, alertas e relatórios de infrações. Foram anos de desenvolvimento e aperfeiçoamento da tecnologia, que precisou de vários estudos, prototipagem, desenvolvimento de algoritmos e testes de rodagem controlada.

“Nossa solução conta com até cinco câmeras de alta definição, instaladas dentro e fora do veículo, para o acompanhamento 360º de toda a jornada de motoristas e caminhões. Um algoritmo faz a análise das imagens em tempo real, alertando o motorista e gestor da frota simultaneamente ao detectar aproximação perigosa, mudança de faixa, e sinais de sonolência e desatenção do motorista como: bocejos, olhos fechados, uso do celular, cigarro e olhares frequentes para os lados e para baixo. É uma solução que, além de evitar acidentes em tempo real através dos alertas, gera relatórios de infrações por condutor e ocorrências, permitindo o envio de feedbacks e treinamentos personalizados aos motoristas”, explica André Moreto, diretor de marketing da Sascar.

A frente de parcerias também foi reforçada com o lançamento do Fleetboard Powered by Sascar, solução de telemetria e gestão de risco disponível para os novos Actros e Axor da Mercedes-Benz do Brasil. “Aliamos a excelência dos veículos Mercedes-Benz com a tecnologia e a experiência da Sascar, trazendo mais segurança no planejamento do transporte para gestores de frotas e motoristas, durante e pós-viagem. Com a tecnologia embarcada Sascar, os transportadores acompanham todo o trajeto do veículo em tempo real, podendo atuar remotamente caso seja necessário e reduzindo o risco de roubo da carga e veículo. Somamos aos clientes Mercedes-Benz toda a modernidade das soluções Sascar, para atuarem com análises estatísticas, dentro dos pilares de segurança, pessoas, processos e tecnologia. Não basta ter a tecnologia certa. É preciso também contar com inteligência, time bem preparado e experiente para atuar em um dos principais problemas do transporte: o roubo de veículos e cargas”, André Moreto.

Além dessa parceria para veículos pesados, a Sascar também assina a solução Vans Connect, disponível para todas as Sprinters 20/21. Os veículos já saem de fábrica com o hardware instalado e basta os clientes optarem por ativar a plataforma de conectividade. Com isso, os usuários têm em mãos uma ferramenta para personalizar rotas e pontos de interesse, analisar o comportamento do motorista e gerar alertas de velocidade. Tudo isso contribui para uma melhor tomada de decisão e redução dos custos operacionais.

Por fim, reforçando o compromisso com a agenda ESG, a Sascar lançou os novos Smart Reports versão 2.0, que trazem mais dinamismo para os dados capturados por meio da telemetria. Com ele, o gestor de frotas acompanha o desempenho da sua operação, tem indicadores que demonstram oportunidade de melhoria no comportamento do motorista e define planos de ação que refletem na redução da emissão de CO2, indicador também disponível no dashboard da plataforma. O time de consultores da Sascar apoia os clientes para que extraiam o máximo dos benefícios oferecidos.

Sascar

 (11) 97601-2845

0300-789-6004

consultorespremium@sascar.com.br

 www.sascar.com.br


voltar