‘O ESG é para todos’
Compartilhe

A Ambipar foi a primeira empresa de Gestão Ambiental a entrar na B3, a bolsa de valores do Brasil, iniciando seu plano de expansão através de fusões e aquisições. Desde a abertura de capital, há um ano, já foram adquiridas 16 companhias nos segmentos de Environment e Response.

Dennys Spencer é o novo COO (Chief Operating Officer) da Ambipar. Há mais de 12 anos atuando no grupo, ele conversou sobre como é liderar os projetos de gerenciamento de riscos na maior empresa de resposta a emergências do mundo

Sabemos que acidentes acontecem. Que tipo de soluções para a descontaminação ou compensação ambiental a Ambipar realiza?

A Ambipar Response é uma empresa que se posiciona de forma única no mercado, pois disponibiliza aos seus clientes os mais modernos equipamentos em resposta a emergência, equipe técnica e operacional extremamente qualificada com anos de experiência no segmento, capilaridade em todo o território brasileiro e em mais 15 países. Os trabalhos de pronta resposta a emergências e descontaminação ambiental da Ambipar Response são executados em todos os modais de transporte e nossas equipes estão posicionadas em locais estratégicos, que possibilitam um menor tempo de resposta e uma excelente qualidade no atendimento.

O que uma empresa que transporta produtos químicos e perigosos pode fazer para diminuir o risco de contaminação?

Existem diversas ferramentas de gerenciamento de riscos no transporte de produtos perigosos, com os quais uma empresa que atua nesse segmento pode contar. Podemos citar como exemplos, o programa de gerenciamento de riscos estabelecido pela Norma ABNT NBR 15480 ou os sistemas de gestão criados pelas principais associações da indústria e do transporte de produtos químicos e perigosos como a ABIQUIM, ABICLOR, ABTLP, ASSOCIQUIM, entre outros. A Ambipar Response, por sua vez possui uma área específica de engenharia que trabalha na prevenção de acidentes, por meio da qual oferecemos ao mercado serviços de elaboração de rotogramas, programas de gerenciamento de riscos, planos de emergência e simulados de acidentes.

O Grupo Ambipar tem a expertise de trabalhar o ESG dentro de seus negócios.  Na sua opinião, nos últimos anos, como o mercado tem enxergando os 3 pilares deste indicador?

A Ambipar é uma empresa onde nosso core business são práticas do ESG, esse é o nosso DNA. Ou seja, pela própria natureza do negócio a Sustentabilidade é nossa Estratégia Central. O ESG é para todos. Porém, hoje ainda nos deparamos com diferentes momentos das empresas nesta agenda. Normalmente, o que observamos é que as grandes companhias já estão nessa caminhada há alguns anos, diferentemente da maioria das pequenas e médias… Não podemos esquecer que o ESG veio impulsionado pelo mercado financeiro e o Brasil ainda está no início, mas é um caminho sem volta. Os investidores estão cada vez mais interessados nestes temas e em realizar aportes em empresas que tenham esses fatores incorporados. Os produtos e abordagens ESG devem ganhar cada vez mais atração. Ainda temos que levar em consideração o ambiente político e regulatório, e como os próprios investidores e empresas têm ajudado a moldá-los. A pergunta que devemos fazer agora, não é mais o que eu ganho investindo em ESG, mas sim, o que eu perco se eu não investir.

A pandemia de Covid-19 trouxe impactos financeiros negativos para a maioria das empresas, mas existem exceções. A Ambipar seria uma dessas exceções? Por que?

A pandemia de Covid-19 com certeza é um dos maiores desafios da nossa sociedade contemporânea. Em praticamente todos os setores tivemos, estamos tendo e ainda teremos impactos financeiros negativos. A diferença é a oportunidade que cada setor pôde encontrar em meio a esta crise, para dar sustentabilidade ao seu negócio. Neste sentido, a Ambipar, por já possuir um profundo conhecimento em descontaminação de ambientes para o controle de vírus em suas operações no mundo, por ter também um rígido protocolo de proteção de seus operadores e ser uma empresa de gerenciamento de crises, soube encontrar uma oportunidade para desenvolver uma nova frente de negócios e dar suporte aos seus clientes e à sociedade no controle e combate à pandemia. Praticamente, trabalhamos para garantir que o setor industrial e de serviços pudessem trabalhar com segurança sem ter que fechar as portas por tempo indeterminado.

Como você enxerga o Grupo Ambipar daqui a 10 anos?

A Ambipar é uma companhia moderna que possui uma visão de futuro arrojada. Nossa direção conseguiu reverter, de forma brilhante, a lógica do desenvolvimento das empresas multinacionais, onde o normal são companhias europeias, americanas e chinesas terem negócios transfronteiriços, explorando os mais diversos mercados ao redor do globo. A Ambipar cresce e expande em grande velocidade suas operações a partir do Brasil, para outros lugares do mundo e tem demonstrado que, o nosso conhecimento e a forma de fazer negócios são únicos. Nossas operações aqui no país são muito beneficiadas pelas trocas de conhecimento, que estamos fazendo com as companhias que estamos incorporando. Em resumo, enxergo uma companhia sólida e consolidadora de diversos mercados.


voltar