Na busca por novos talentos
Compartilhe

SETCESP lança serviço de recrutamento e seleção para viabilizar a contratação de profissionais para empresas de transporte

Com mais uma novidade em seu portfólio de vantagens, o SETCESP apresentou no dia 28 de setembro, durante uma live em seu canal do YouTube, o Seleção de Talentos um serviço que auxilia as transportadoras na contratação de novos profissionais para o preenchimento de vagas abertas.

“Em 2021, o setor de transporte rodoviário de cargas abriu quase 23 mil postos de trabalho, uma alta de 35% em relação ao ano anterior”, comentou Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP, apresentando dados divulgados pelo IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga), ressaltando que todo crescimento gera alguns desafios.

“Um deles é ajustar processos de gestão para serem mais assertivos”, disse complementando que neste último ano foi percebido nas transportadoras uma crescente necessidade: a de profissionais adequados para preencherem seu quadro de colaboradores. “E nós aqui do SETCESP, não poderíamos deixar de suprir essa demanda”, destaca.

O novo serviço viabiliza um processo seletivo totalmente personalizado. O Seleção de Talentos é exclusivo para empresas associadas ao SETCESP. Por meio dele ocorrerá a indicação dos profissionais que correspondem ao perfil técnico e comportamental da vaga e à cultura da empresa.

Itala Santos, responsável pela área de Recursos Humanos (RH) do SETCESP, revela que há alguns meses vem visitando os departamentos de RHs das transportadoras, a fim de compreender o que elas mais precisam, e com a intenção de estruturar um modelo de serviço que atenda as expectativas. “Nosso maior objetivo é recrutar profissionais alinhados com os valores das empresas”.

Ela compartilha que o Seleção de Talentos está preparado para mediar e facilitar a admissão de profissionais para diversos cargos. “Atualmente, está disponível para vagas administrativas e operacionais, incluindo o de motorista, que eu acredito que será uma das maiores demandas”.

Junto com Santos, integra o time de RH do SETCESP, Micael Vital, que apresentou durante a transmissão, como funciona cada etapa do serviço de Seleção de Talentos. “Assim que as empresas nos enviam os dados sobre as vagas, começaremos um processo de seleção por competência, assim eliminamos ‘o achismo’ considerando apenas as habilidades e conhecimentos técnicos de cada candidato”, contou Vital.

Ao informar a equipe do Seleção de Talentos sobre um cargo que necessita ser preenchido, o serviço ficará responsável pela triagem de currículos, entrevistas com os candidatos, aplicação de avaliações e encaminhamento de até 3 candidatos para a empresa solicitante, juntamente com o parecer técnico de cada um dos finalistas.

O serviço é realizado em parceria com o Emprega Transporte do SEST SENAT (Serviço Social e de Aprendizagem do Transporte), portal de empregabilidade que já é referência no setor.

Mariano de Deus, coordenador de aperfeiçoamento de RH do SEST SENAT, contou que assim como o Seleção de Talentos, o Emprega Transportes nasceu da necessidade das empresas, e atende a todo o Brasil.

“Antes o interessado pegava seus currículos e saia para entregar nas firmas. Agora, ele consegue fazer isso de forma mais prática. Hoje, o Emprega Transportes tem mais de 3 mil currículos cadastrados que serão acessados pelo Seleção de Talentos. O trabalho conjunto é a melhor forma para encontrar soluções”, avaliou Mariano.

Enquanto isso, Jamil Silva, analista do SEST SENAT, falou sobre o relançamento do site do Emprega Transportes, feito há pouco tempo. “Temos uma nova identidade visual, a página está muito mais intuitiva”, apresentou demonstrando como é fácil realizar o cadastramento do currículo. “O mais importante é o candidato deixar seus dados atualizados”, avisou.

“É um desafio constante buscar talentos.  Usando como exemplo o cargo de motorista, não é simplesmente, divulgar a vaga e receber tudo quanto é tipo de currículo, achando que encontrará a pessoa certa em uma semana. Porque há várias realidades envolvidas, é diferente o perfil do motorista de entrega urbana daquele que realiza uma viagem interestadual. Então, é preciso atender o que é mais adequado, e é exatamente isso o que faremos aqui”, garantiu Jarrouge.

Tem vagas em aberto na sua transportadora? Entre em contato e inicie o processo seletivo conosco.


voltar