Mercedes-Benz apresenta linha de caminhões Euro 6
Compartilhe

A Mercedes-Benz do Brasil apresenta a nova linha de caminhões que chegará ao mercado a partir de 2023, com motores compatíveis com a norma Proconve P8, equivalente ao Euro 6. A marca introduz a exclusiva tecnologia BlueTec 6 que traz novas faixas de potência e torque para as famílias de motores Mercedes-Benz.

“Os caminhões do novo portfólio asseguram redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e menos 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5)”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Nova transmissão automatizada PowerShift Advanced

O desempenho dos motores Mercedes-Benz Euro 6 é potencializado com a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced. Mais eficiente, possui o comando de embreagem otimizado, com maior inteligência, proporcionando uma redução de até 40% do tempo de acoplamento da embreagem.

Redução de custos operacionais

A tecnologia BlueTec 6 também proporciona aos clientes a redução de custos operacionais. O consumo de óleo lubrificante, por exemplo, é de 10% a 15% menor, com intervalos de trocas de óleo similares aos dos caminhões atuais Euro 5.

Outra vantagem é a intercambialidade de peças e componentes entre modelos da mesma família de caminhões. Some-se a isso a facilidade de manutenção, com os mecânicos já familiarizados com os veículos e os motores, que trazem apenas as novidades do sistema de pós-tratamento da tecnologia BlueTec 6.

ACCELO

O Accelo Euro 6 chega ao mercado com nova denominação: os leves Accelo 817 e Accelo 1017 e o médio Accelo 1317 6×2. Eles são equipados com o motor mais robusto do mercado.

“O motor OM 924 LA com BlueTec 6 ganhou 5% de potência, oferecendo agora 163 cavalos. Além disso, o torque de 610 Nm se estende aos três novos modelos”, destaca Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões.

O trem de força é um diferencial de mercado. O motor, sem EGR, preserva a robustez que os clientes já conhecem e aprovam. O mesmo se aplica ao novo câmbio Mercedes-Benz G70 de 6 marchas em duas versões: automatizada e manual com trambulação a cabo.

ATEGO

Além de atender aos limites de emissões da norma Proconve P8, a linha Atego traz aumento de potência para os motores OM 926 LA de 6 cilindros, oferecendo versões de 260, 286 e 321 cavalos. O motor OM 924 LA de 4 cilindros segue com potência de 185 cavalos. 

“Com as maiores potências, os caminhões Atego asseguram mais produtividade para o motorista, com excelente desempenho e baixo consumo de combustível, otimizando o TCO do veículo. Sem contar o grande diferencial do Atego de ser o mais leve de seu segmento”, ressalta Ferrarez.

ACTROS

Na linha Actros, destaque para a nova cabina Space, versão mais econômica, com suspensão metálica e painel analógico. O cliente conta então com duas opções de cabina: a da linha atual, Top Space, e a nova cabina Space. Assim o Actros atenderá mais aplicações, como cegonheiros e operações em docas mais baixas de centrais de distribuição.

A versatilidade do Actros é acentuada também pelo novo entre-eixos mais curto, de 3.250 mm, disponível para os modelos 6×2 e 6×4.

A terceira geração do motor OM 471 LA para caminhões extrapesados, com potência de 530 cavalos, é um exemplo de eficiência em consumo de combustível, sem afetar o desempenho, a dinâmica do veículo e o conforto de condução.

AROCS

A linha Arocs agora ganha dois novos modelos: Arocs 3351 6×4 versões Plataforma, Basculante e Cavalo Mecânico e Arocs 4151 6×4 Basculante. “Nosso portfólio Arocs passa a oferecer soluções para mais operações da mineração, construção civil, grandes obras de infraestrutura e agora também do agronegócio, como o transporte de cana-de-açúcar e madeira, que passam a contar com a cabina mais confortável para estas aplicações”, afirma Jefferson Ferrarez.

Com a linha 2023, os modelos Axor serão descontinuados. A linha Actros trará então opções para os clientes do Axor no que se refere ao transporte rodoviário, e a linha Arocs para as operações off-road do agronegócio, mineração, construção e várias outras aplicações.

 


voltar