Investir no Sicredi rende um mundo melhor
Compartilhe

São muitos os impactos positivos ao aplicar as finanças em uma instituição financeira cooperativa

Uma alternativa para a vida financeira dos brasileiros, o cooperativismo de crédito acredita na força de fazer juntos. Ao escolher um produto e serviço, os benefícios são refletidos não somente no indivíduo, mas na comunidade em geral. É por isso que investir no Sicredi é diferente e ajuda a construir uma sociedade mais próspera.

Atendimento humanizado e personalizado

Antes de tudo, os mais de 35 mil colaboradores do Sicredi espalhados em todos os estados do Brasil buscam entender as reais necessidades dos associados ao realizar um atendimento próximo e, com isso, ajudar nas escolhas das melhores opções de acordo com cada perfil, seja ele conservador, moderado ou arrojado. Afinal, um mundo melhor conta com pessoas conscientes e bem-informadas a respeito das finanças pessoais. O associado é quem mais importa. Por isso, o serviço oferecido tem como principal objetivo atender às necessidades de forma prática e eficiente, em uma relação próxima, transparente e de respeito para garantir a confiança e a segurança nas operações.

Educação e inclusão financeira

No cooperativismo, pessoas de diferentes níveis socioeconômicos têm a possibilidade de mudar o seu estilo de vida ao ter acesso a diversos produtos financeiros. Criadas para oferecer soluções de acordo com as necessidades dos indivíduos, as cooperativas de crédito são um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social. Isto porque utilizam seus ativos para financiar os próprios associados, mantendo os recursos nas comunidades onde eles foram gerados. Esse é o ciclo virtuoso do cooperativismo de crédito, onde todos ganham.

As cooperativas de crédito praticam e desenvolvem diferentes ações e atividades sociais, educativas e culturais. Esses projetos têm como intuito gerar a inclusão e proporcionar a capacitação. Dessa forma, o cooperativismo de crédito contribui para o desenvolvimento social da comunidade em que está inserido, reforçando a importância dos pequenos empreendedores como motor da economia brasileira.

Conectada a missão de agregar renda e de melhorar a qualidade de vida dos associados e da comunidade, a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP criou o Programa Gestão Financeira. Ao compartilhar informação e boas práticas, o programa oferece estratégias e soluções para que as pessoas possam colher os melhores resultados. Além disso, são utilizados fundamentos da economia comportamental para proporcionar uma melhor compreensão dos hábitos em relação às finanças.

Outra iniciativa de educação financeira é o ‘Empreenda Sicredi – Conta com a Gente’. O programa foi um alívio para microempreendedores das regiões onde a cooperativa está presente por ser fonte de informação aos empresários. Ao fortalecer os pequenos e médios negócios, o programa atua na consolidação da economia local.

Economia local

O crescimento das regiões é um dos compromissos do Sicredi. Como instituição financeira cooperativa, os investimentos dos associados são reinvestidos em forma de crédito nas regiões de atuação da cooperativa. A iniciativa ‘Eu Coopero com a Economia Local’ reforça isso, apoiando pessoas e gerando impacto positivo nas regiões.

Participação nos resultados

Um dos principais benefícios do cooperativismo é que os associados são os donos do negócio. Isso permite que todos tenham voz dentro da instituição e que possam contribuir na tomada de decisões. Ser um associado dá o direito de ter participação nos resultados anuais da cooperativa, com o cálculo da distribuição feito de maneira justa e equitativa, com base no relacionamento que o associado tem. Isto é, o valor é proporcional às operações financeiras que o associado efetivou ao longo do último ano/exercício. Isso inclui os produtos de investimento, como poupança, renda fixa, renda variável e fundos de investimento.

Credibilidade, confiança e solidez

A solidez também é comprovada pelos ratings, com excelente aprovação das principais agências internacionais de classificação de riscos do mercado, que atribuem notas de acordo com a capacidade de pagamento. As avaliações são: Brasil AA pela Fitch Ratings, Brasil Aa1 e Global Ba2 pela Moody’s, Brasil AAA e Global BB- pela Standard & Poor’s.


voltar