Flexibilidade e autonomia impulsionam o interesse pelo EaD
Compartilhe

Vantagens como a possibilidade de estudar quando, e onde quiser, aliada a opção de rever os conteúdos, transformou a modalidade de estudo on-line na preferida de muitos alunos

A pandemia de Covid-19 certamente foi decisiva para impulsionar os estudos no formato EaD (Ensino a Distância) visto antes com certa desconfiança, uma vez que durante o período mais crítico de contágio, todos os estudantes precisaram se adaptar ao ensino remoto.

Essa mudança serviu para que muitos experimentassem o modelo, e alguns paradigmas em relação ao formato foram quebrados. “As pessoas viram que o EaD não era um bicho de sete cabeças, ao contrário, era mais simples do que muita gente imaginava”, afirma Márcio Alves, que é assistente dos cursos on-line oferecidos pelo SETCESP.

Ele chama a atenção de que a maior relutância de quem resistia ao ensino remoto era com relação ao suporte.  “Aqui na plataforma on-line de cursos do SETCESP, o aluno tem um auxílio desde do momento da inscrição até a emissão do certificado. O acompanhamento é total. Se a pessoa demonstrou dificuldade em algum campo para fazer o cadastro ou acessar a aula, nós entramos em contato, para garantir que o aproveitamento seja o melhor possível”.

E caso apareçam dúvidas durante as aulas, o aluno pode enviar a pergunta ao suporte, que o professor esclarecerá a questão. E a resposta não costuma demorar, informa Regiane Amaral, coordenadora dos cursos do SETCESP. “O esclarecimento costuma vir em no máximo um dia”, diz.

Amaral destaca que a maior vantagem do ensino on-line é a flexibilidade que ele proporciona. “O estudante pode assistir às aulas e fazer os exercícios na hora e local em que quiser, desde que tenha conexão com a internet”.  Ela conta também que após fazer a matrícula na plataforma, o aluno tem até 30 dias para finalizar o treinamento.

“O estudante pode adquirir um curso de 8h e fazer ao longo do mês, ou até em um único dia. E depois pode rever o conteúdo que teve mais dificuldade, para fixar melhor o que ouviu dos instrutores. Essa facilidade de repetir o curso na íntegra é um benefício que só ocorre no EaD”, destaca.

A coordenadora informa que ao final do curso, o aluno realizará um teste para que saiba o nível de conhecimento que ele conseguiu atingir. Há duas tentativas para que ele alcance a pontuação mínima, e assim, consiga emitir o certificado. “Se ele precisar, pode rever todo o material, e tentar novamente atingir o objetivo que é uma média de no mínimo 70% de aproveitamento”. Ela conta que mesmo que o principal seja o aprendizado, as empresas consideram bastante a questão do currículo, e por isso, o teste e a certificação são importantes.

Aliás, vale mencionar que os interessados pelos cursos no ensino a distância do SETCESP são tanto os profissionais que trabalham no setor de transporte, quanto as empresas que desejam um aperfeiçoamento de seus colaboradores.

“A empresa investindo no seu funcionário automaticamente está ganhando em competitividade e evoluindo no mercado. Se sobressairá por oferecer um conhecimento técnico e dar a oportunidade para que o colaborador desenvolva o conhecimento prático, é um crescimento bilateral”, aponta Alves.

Outra vantagem com relação ao formato é o preço, já que o curso acaba sendo mais em conta. A coordenadora esclarece que como o EaD não possui estrutura física, o valor de investimento também diminui, porém, sem interferir na qualidade do conteúdo, já que os cursos on-line oferecidos pela entidade foram formulados pelos mesmos instrutores que ministram aulas no presencial.  Além disso, todo o material de apoio, como as apostilas, conteúdos e informações complementares estão disponíveis para acesso dos alunos.

Mais de 1.300 alunos já realizaram sua qualificação profissional pela plataforma EaD do SETCESP. São 12 opções diferentes de cursos disponíveis. O mais buscado na plataforma é o curso ‘Como calcular o frete’, seguido do ‘Da contratação a rescisão’.

Vem aí. Em breve o curso de ‘Recolhimentos de encargos sociais na Era do e-Social’ integrará a plataforma, e abordará a composição técnica e os vários de layouts do e-Social. Um curso bastante completo que apresentará desde a remuneração à contratação de trabalhadores avulsos.

Maior ingresso no EaD do que no presencial

Um dado divulgado no início deste ano pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mostrou que cursos de graduação à distância no Brasil receberam mais alunos novos do que os presenciais.  

Nos últimos 10 anos, o número de matrículas em cursos presenciais diminuiu 13,9%, enquanto nos cursos EaD aumentou 428,2%. Em 2010, a participação percentual dos novos alunos em cursos superiores on-line era de 17,4%; atualmente, alcança 53,4% dos estudantes.

Mais informações pelos canais:  WhatsApp: 11 98090-5991 / Telefone: 11 2632-1068 / E-mail: treinamento@setcesp.org.br 

Conheça a plataforma EaD do SETCESP. Acesse: https://setcesp.eadplataforma.com/

 


voltar