Democracia e representatividade
Compartilhe

Eleições no SETCESP decidem nova gestão para o triênio 2022-2024

Parte de um processo democrático, as eleições trazem alternância do poder. No SETCESP não é diferente, há 85 anos a entidade permite a possibilidade de rotatividade dos seus presidentes a cada três anos, e após uma recente mudança de estatuto, a oportunidade de somente uma reeleição.

“A média de gestão dos presidentes do SETCESP não chega a dois mandatos. É um processo eleitoral aberto, democrático, seguro e de renovação. Podem votar todos os empresários de transportadoras associadas, em dia com suas obrigações sociais”, explica o Adauto Bentivegna Filho, assessor jurídico da entidade.

Em 09 de novembro, entre 8h e 16h30, os associados ao SETCESP puderam exercer seu direito ao voto. O pleito eleitoral ocorreu na sede da entidade, que fica localizada na Vila Maria, em São Paulo, e nas CAS (Central de Atendimento SETCESP) de Barueri e Jundiaí, para proporcionar maior comodidade aos empresários que estão longe da capital paulista.

“Fizemos desta forma porque a base eleitoral do SETCESP é grande. Ainda assim, para aqueles associados que tiveram dificuldades em vir até os locais de votação, houve a possibilidade votar através de procuração”, disse o assessor jurídico.

No fim da tarde do mesmo dia do pleito eleitoral, o nome de Adriano Depentor estava confirmado como novo presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, para a próxima gestão. Eleito em chapa única, ele foi o candidato indicado pela atual diretoria e sucederá Tayguara Helou, que preside o SETCESP desde 2016.

“Nós votamos não por continuísmo, mas porque temos a certeza de que um trabalho profícuo e muito eficaz está sendo realizado, e de que ele não pode ser interrompido”, comentou Celso Masson, diretor da CETRAMAQ Equipamentos e Serviços.

Troca de gestão

“Toda boa gestão só é completa com uma boa sucessão”, afirmou Tayguara Helou ao votar, “hoje é um dia de democracia na nossa entidade. Dia de troca de poderes. Nós recebemos aqui um novo fôlego, novas ideias e energia, que elevará o SETCESP a patamares ainda maiores”, garantiu ele.

Adriano Depentor será o 18º presidente do SETCESP. A escolha por sua indicação foi uma unanimidade entre os Conselhos Superior e de Administração da casa, visto em consenso como sucessor natural, já que possui vasta experiência profissional no setor e já ocupou os cargos de vice-presidente entre 2007 e 2012, e integra a atual vice-presidência de governança extraordinária.

“Sei que nos últimos anos o presidente Tayguara elevou brilhantemente os resultados do SETCESP, então é um desafio grande dar prosseguimento a este trabalho, mas tenho certeza que conseguiremos permanecer defendendo as bandeiras e trazendo soluções. Fico emocionado com o reconhecimento”, disse Depentor.

Sobre o sentimento de ser eleito, Adriano preferiu destacar que o que mais se sobressai, é o senso de responsabilidade, e que o objetivo principal será conservar os valores com austeridade e consciência, e que contará com cooperativismo dos empresários para que o trabalho possa fluir. “É um trabalho de representatividade, jamais vou conseguir fazer qualquer coisa sozinho”.

Nos últimos seis anos, entre as grandes conquistas que marcaram o SETCESP, durante a gestão Tayguara Helou, foi destaque a forte atuação junto ao poder legislativo, no esforço para criar leis, normas e regras que pudessem não somente regulamentar e disciplinar a atividade do transporte rodoviário, mas também torná-la mais eficiente operacional e economicamente, como o aumento do VUC de 6,30m para 7,20m, ampliação das licenças para transporte de mudanças em São Paulo e a substituição do comprovante de entrega do modelo impresso para o eletrônico. Além disso, a criação do IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga), das CAS (Central de Atendimento do SETCESP) em Jundiaí e Barueri e a instituição da CATC (Câmara de Arbitragem do Transporte de Cargas).

Fora a quantidade de serviços que entidade passou a oferecer para o transportador, foram criados 18 serviços no total. E muitos deles têm foco na rentabilidade das empresas, seja por meio de orientações para a formação de tarifas adequadas à sua operação ou com parcerias para redução de custos para realização de exames toxicológicos, gratuidade no certificado digital e testes de opacidade.

“A gente percebe como, ao longo do tempo, o SETCESP vem acompanhando a evolução e fazendo parte dela. Não é uma entidade estagnada, mas que se atualiza e se reinventa, e as eleições também são um processo de renovação”, afirmou Thiago Menegon, diretor Comercial da TDB Transportes fazendo questão de destacar o futuro presidente da entidade como uma figura sensata e equilibrada.

Sempre muito atuante nas entidades de representação empresarial, Adriano Depentor é membro do Conselho Fiscal da FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo) e também da FuMTran (Fundação Memória do Transporte).

Em janeiro do ano que vem, ele assume o SETCSEP como presidente do Conselho Superior e de Administração e será o líder da entidade que representa empresas de transportes em 50 municípios do estado de São Paulo, incluindo a capital e região metropolitana, onde existem aproximadamente 21 mil transportadoras.

Perfil Adriano

O novo presidente desenhou a sua trajetória profissional na Jamef Encomendas Urgentes, onde liderou um plano bem-sucedido de ampliação e desenvolvimento comercial, coordenando a expansão do atendimento territorial e implantação de filiais da empresa por todo o país, durante quase 30 anos. E por dez anos foi presidente da companhia, onde fez parte da efetivação do processo de profissionalização e governança corporativa com grande sucesso.

Formado em Administração de Empresas, pelo Instituto Newton Paiva, em Minas Gerais, com MBA na Faculdade de Administração (INSEAD), na França, Depentor disse ter sido conduzido à logística, passando depois para o setor de transporte rodoviário de cargas, quase que de forma natural. Com formação em Conselheiro de Administração pelo IBGC (Instituto Brasileiro Governança Corporativa), atualmente ele realiza pós-graduação em Ciências Políticas e Econômicas na Fundação Dom Cabral.

Sobre a personalidade e atuação do novo presidente Urubatan Helou destacou o perfil conciliador. “Ele é um mineiro que consegue te convencer sem falar sim, ou não, ele sempre tem uma palavra de orientação, e possui a competência profissional para efetivamente dar continuidade ao legado que está sendo deixado pelo Tayguara”, assegurou categoricamente.

Já o atual presidente NTC&Logística, Francisco Pelucio reiterou o seu completo apoio ao mais novo presidente: “ele já esteve comigo durante a minha gestão como presidente do sindicato, inclusive, participou da criação do Sicredi-Fetcoop, que foi uma enorme conquista para o setor. Deposito minha total confiança no excelente trabalho que o Adriano realizará”.

Sempre muito atuante nas entidades de representação empresarial, Adriano Depentor é membro do Conselho Fiscal da FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo) e também da FuMTran (Fundação Memória do Transporte).

Em janeiro do ano que vem, ele assume o SETCESP como presidente do Conselho Superior e de Administração e será o líder da entidade que representa empresas de transportes em 50 municípios do estado de São Paulo, incluindo a capital e região metropolitana, onde existem aproximadamente 21.000 transportadoras.


voltar