As muitas vantagens de um curso In Company
Compartilhe

O fim e o início do ano são as melhores épocas para investir no aperfeiçoamento profissional

Cursos in company são aqueles treinamentos feitos nas empresas para capacitação dos colaboradores, só que no SETCESP essa modalidade ganha outras possibilidades, como a realização no formato on-line ou o treinamento fechado para a turma da empresa nas salas de aulas disponibilizadas pela entidade, além dele também poder ser realizado nas dependências da transportadora.

Regiane Amaral, coordenadora dos cursos oferecidos pelo SETCESP, fala que uma das vantagens do curso in company, é que ele faz com que os funcionários fiquem ainda mais à vontade para aprender, “eles se sentem mais acolhidos e seguros, estão identificados com o ambiente e com os colegas, e assim perdem a timidez para perguntar e tirar dúvidas”, segundo ela o aproveitamento acaba sendo melhor.

Outro ponto positivo é que a modalidade pode ser realizada sob medida para a empresa, e deste modo, atingir com mais facilidade os resultados esperados. “Antes de um curso in company, há uma reunião de alinhamento entre a contratante e o instrutor, para que ele saiba que informações apresentar de acordo com a necessidade da organização. A empresa explica qual é o foco para que o instrutor vá direto ao ponto”, diz Amaral.

Sem contar que a mensagem passada de uma única forma facilita a comunicação, pois faz com que todos tenham as mesmas informações para lidar com determinados assuntos. E por falar em comunicação, a coordenadora esclarece também que os cursos in company são uma forma de promover interação entre os funcionários.

“Uma vez promovemos um curso in company realizado na modalidade on-line, que uniu vários profissionais de unidades diferentes da transportadora. Ali muitos líderes que trabalhavam em regiões distantes, e se falavam constantemente, mas apenas por telefone, puderam conhecer o rosto um do outro.  Também tiveram a oportunidade de explicar como funcionava a sua área de atuação, para que houvesse uma melhor compreensão do seu trabalho. Até porque, é aquela história, às vezes se critica o desenvolvimento de uma tarefa em razão de não saber como ela funciona. Os próprios participantes destacaram como foi importante eles aprenderem juntos, para os times serem mais parceiros em todos os projetos”, contou a coordenadora.

Além disso, ao realizar um treinamento in company a empresa passa a ser vista por seus profissionais como uma organização que valoriza a cultura do aprendizado, que incentiva o colaborador no aperfeiçoamento de suas habilidades e acredita no seu potencial, por isso, está disposta a investir na sua capacitação. “Os profissionais veem a realização de um curso como um presente”, acrescenta Amaral.

Por isso, ela acredita que dezembro e os primeiros meses do ano são o período ideal para a realização de treinamentos, seja cursos in company ou não. “No fim de ano os gestores buscam promover uma integração com as equipes, é o mês típico das confraternizações, já no começo do ano, temos todo aquele clima de planejamento, então é o momento perfeito para aumentar o engajamento e o comprometimento”.  

Fora isso, o que não faltam são motivos para uma empresa realizar um curso, quem afirma é a instrutora de treinamentos no SETCESP, Sônia Maluf, especialista em desenvolvimento organizacional e de liderança.  “Para alcançar grandes resultados no mercado, se destacar no seu campo de atuação e superar a concorrência, as empresas precisam de um time de colaboradores preparados e instruídos. E não basta formar esse time é também preciso aperfeiçoá-lo constantemente”, declara.

Para Maluf, um curso in company é uma forma de sair da rotina na busca de resultados mais criativos. “Oferecer esse tipo de capacitação ao colaborador é uma maneira de enxergar a dificuldade da empresa com outros olhos para alcançar a solução,” ela volta a reiterar a importância dos treinamentos. “Um colaborador preparado e instruído é aquele que tem conhecimentos gerais e específicos sobre a sua função e o setor em que a empresa está inserida, para enfrentar os desafios que surgem no dia a dia. Portanto, é essencial que os gestores invistam na capacitação dos seus funcionários com as mais novas ferramentas e técnicas disponíveis no mercado”.

São mais de 80 tipos de cursos oferecidos pelo SETCESP com várias temáticas e todos podem ser realizados in company.   Alguns bastante específicos como o ‘Legislação para produtos perigosos’ ou do ‘Piso Mínimo de frete e o CIOT’. Outros mais abrangentes, como por exemplo, o de ‘Atendimento ao cliente’ e o ‘Marketing de relacionamento’.

“Geralmente, os temas em que mais ocorrem os cursos in company são aqueles voltados às áreas comportamentais. Agora, o interessante dos cursos técnicos, é que as empresas costumam promovê-los de tempos em tempos, para atualização e reciclagem, seja na parte de tributos ou legislação”, destaca a coordenadora.

Em todos os cursos o SETCESP oferece material de apoio, em alguns casos no formato digital e em outros no formato físico. Ao término do curso é entregue um certificado de participação é feita uma pesquisa de aproveitamento e satisfação de conteúdo. Todos os instrutores credenciados à entidade possuem ampla expertise na área em que ensinam.

“Às vezes o profissional não identifica que o curso que ele tem interesse pode ser realizado no modelo do in company, outros pensam que pode sair mais caro quando na verdade pode ser bem mais vantajoso, por ser algo personalizado para a organização. As empresas deveriam cogitar mais essa possibilidade, que é uma excelente opção”, finaliza a coordenadora à Revista SETCESP.

Ficou interessado no Curso In Company? Entre em contato conosco e saiba mais informações: treinamento@setcesp.org.br / +55 (11) 2632-1068 


voltar