Agilidade e a intermodalidade encontradas no deserto
Compartilhe

Diretoria do SETCESP realiza viagem Técnica à Dubai nos Emirados Árabes

Do dia 31 de outubro a 04 de novembro, a diretoria do SETCESP esteve em uma viagem técnica na maior cidade dos Emirados Árabes, Dubai – com o apoio da InvestSP, a agência de investimento do governo do Estado de São Paulo.

Na viagem eles conheceram como funciona a intermodalidade de transporte no emirado. “É muito comum aeroportos e portos estarem próximos, o que resulta na eficiência e baixo custo de toda a cadeia logística”, avaliou o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Adriano Depentor.

A região de Dubai é tida como um grande centro de consolidação de carga mundial para distribuição. Depentor descreve que é semelhante a um “enorme hub logístico em que todos os dias saem navios cargueiros para a América, com contêineres vindos de diversos países da Ásia, ou chegam da América para a Ásia; e vice-versa”, diz.

Sobre as questões trabalhistas, apesar de muitos imigrantes ocuparem cargos operacionais, o presidente do SETCESP notou a ausência de profissionais autônomos. “Em sua maioria, eles costumam ter vínculos com uma empresa. E tem muita mão de obra qualificada por lá, independente se é imigrante ou local, pois as empresas investem muito nesta qualificação”.

Entre as principais referências vistas em Dubai, que fazem o transporte funcionar de forma eficiente, Depentor destacou a desburocratização fiscal e tributária como das mais importantes. “Lá não existe essa quantidade de diferentes tributos, as empresas têm um imposto único sobre a renda do lucro. Nada de assinaturas em quatro ou cinco vias, como ocorre por aqui. Lá é tudo feito de forma eletrônica sem uso de papel. Uma visão de futuro impressionante”, constatou.

A seguir confira um diário de bordo das visitas técnicas que ocorreram nessa viagem. E conheça um pouco dessa cidade, que abriga um polo logístico mundial, inclusive, que foi um dos responsáveis pela expansão da região.

Dubai Chambers

Logo no primeiro dia, a diretoria visitou Dubai Chamber, uma organização pública sem fins lucrativos cuja a missão é apoiar e proteger os interesses da comunidade empresarial em Dubai. Depois dirigindo-se até a National Association of Freight and Logistics (NAFL), instituição que representa os prestadores de serviços de frete e logística nos Emirados Árabes Unidos, o SETCESP firmou um acordo bilateral de cooperação. “Este contrato prevê a troca de informações do âmbito logístico e traz facilidade para as negociações e tranquilidade para os investidores do setor logístico dos dois países”, esclareceu Depentor.

Al Qutbay e DP World

Dando continuidade a viagem, os executivos brasileiros foram conhecer o Al QutBay, um grupo empresarial especializado em serviços de logística, com ênfase no transporte terrestre em todos os países do Golfo Pérsico. Após isso, foi a vez de uma visita a DP World, uma empresa multinacional de logística com foco em operações de terminais portuários e serviços marítimos. A DP World está presente em mais de 40 países, inclusive no Brasil (em Santos/SP), e movimenta 70 milhões de contêineres anualmente. Isso equivale a cerca de 10% do tráfego global.

Saif Zone e Sharjah Airport

No terceiro dia de viagem, foi a oportunidade para conferir de perto a intermodalidade do País, fazendo uma visita a Saif Zone, maior zona de comércio do Oriente Médio, especializada em carga aérea para escoar a produção industrial e de mercadorias comerciais. Em seguida, a diretoria foi até o Sharjah Airport conhecer as instalações do aeroporto.

Airlink International UAE e a Emirates Logistics

A Airlink Internacional UAE é um dos principais fornecedores de agenciamento de transporte e logística, os diretores do SETCESP foram até o local para ver de perto as operações da empresa seu armazém. Os serviços da Airlink abrangem transportes integrados e de trânsito internacional aéreo, marítimo e terrestre; com despacho e desembaraço aduaneiro. Na sequência, foi a vez de ir até a Emirates Logistics, uma empresa de cargas fracionadas e alfandegárias, que realiza transporte rodoviário no Golfo.

Aramex

A primeira parada do último dia de viagem técnica foi na Aramex, empresa multinacional de logística, correio e entrega de pacotes dos Emirados Árabes Unidos com sede em Dubai. A empresa fundada em 1982 em Amã, na Jordânia, foi a primeira árabe a ser listada na bolsa de valores americana Nasdaq. A Aramex tem aproximadamente 18 mil funcionários em 70 países diferentes.

Globelink West Star Shipping

Para encerrar a viagem técnica com chave de ouro, a parada final foi na Globelink West Star Shipping (GLWSS), uma empresa do grupo CWT. A GLWSS fornece soluções de agenciamento de cargas e logística para importação e exportação, tem sede em Cingapura e conta com 130 escritórios em 33 países diferentes.


voltar