5 tipos diferentes de testes comportamentais para o seu RH utilizar
Compartilhe

Na tentativa de fazer melhores contratações, os recrutadores têm apostado na realização de testes que identificam pessoas com determinados traços de personalidade e comportamentos

O teste de perfil comportamental tornou-se extremamente comum nas organizações para recrutar, gerir pessoas com eficiência e estruturar equipes. Eles podem ser usados tanto para medir as reações, como identificar características emocionais, sociais e psicológicas de um futuro colaborador.

Toda pessoa tem as suas singularidades, age e reage de determinada maneira por uma combinação de fatores que são resultado de sua personalidade, criação e história de vida. Com o teste comportamental é possível identificar quais são as tendências de atitudes frente a diferentes situações que os indivíduos podem enfrentar no dia a dia.

Funciona, basicamente, como um filtro para um processo de recrutamento mais assertivo.  A partir dessas análises, o setor de Recursos Humanos consegue verificar se o profissional possui as competências necessárias para exercer determinada função.  

As empresas perceberam que trabalhar com diferentes perfis é bastante benéfico para seus resultados, mas é preciso alocar cada profissional na posição mais adequada conforme suas características.

Ao longo dos anos, muitos estudos traçaram diversos perfis de comportamento no mercado de trabalho, estabelecendo vários tipos de analogias. Na maioria das vezes, são aplicados em forma de questionários que mapeiam as competências.

 A partir das respostas são identificados padrões comportamentais, que servem para encaixar o colaborador em um determinado perfil profissional. São avaliadas habilidades como tomada de decisões, estilo de liderança, nível de autoestima e reação à pressão, entre outras características.

A seguir, selecionamos cinco testes bastante utilizados por empresas para avaliar o perfil comportamental de seus candidatos e colaboradores. Veja se a sua transportadora já utiliza algum deles, e se vale a apena aplicá-los em seus processos de seleção. Lembrando que é possível usar mais de um, seja para recrutamento ou para recolocações.

Teste DISC

A metodologia DISC foi criada em 1920, por William Marston, PhD em psicologia pela Universidade Harvard. Através desse teste, o RH consegue avaliar quatro fatores comportamentais do candidato:

  • Dominância – o quanto a pessoa assume a responsabilidade em situações;
  • Influência – nessa parte é possível entender o quanto a pessoa consegue influenciar e inspirar outros indivíduos;
  • Estabilidade – traz insumos sobre sinceridade, cooperação e confiabilidade;
  • Conformidade ou Cautela – através desse fator, é possível avaliar como a pessoa lida com normas e regras.

Metodologia STAR

Na técnica de entrevista STAR é solicitado ao candidato que ele forneça um exemplo real de como lidou no passado, com um determinado tipo de situação no trabalho. As perguntas geralmente possuem o seguinte formato: — Conte-me sobre um momento em que …? — O que você faz quando…? — Me dê um exemplo de …?

Este teste de perfil é útil porque fornece uma estrutura simples para ajudar um candidato a contar uma história significativa sobre uma experiência de trabalho anterior. STAR é um acrônimo que em inglês significa: Situation (Situação); Task (Tarefa); Action (Ação) e Result (Resultado).

Big Five

A metodologia do Big Five é responsável por trazer uma avaliação sobre 5 fatores comportamentais diferentes. São eles: estabilidade, extroversão, originalidade, consolidação e acomodação.

Nesse modelo, são feitas declarações ou frases curtas, as quais o respondente deve concordar ou discordar, classificando cada resposta em uma escala de 1 a 5. As respostas revelarão qual o seu nível em cada um dos fatores.

HBDI – Herrmann Brain Dominance Instrument

Segundo Ned Herrmann (pesquisador americano) que dá nome a este modelo, no sentido de pensar e aprender, o cérebro possui quatro quadrantes. Assim, o raciocínio e aprendizado de um indivíduo pode ser diferente dependendo de quais quadrantes ele utiliza mais.

Os quatro quadrantes são:

  • A) hemisfério cerebral esquerdo (analítico);
  • B) sistema límbico esquerdo (sequencial);
  • C: sistema límbico direito (interpessoal);
  • D: hemisfério cerebral direito (imaginativo).

Recentemente, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) atribuiu nomes de animais aos perfis definidos por Ned Hermann, classificando-os como sendo Águia, Tubarão, Gato e Lobo, tornando esse modelo de perfil comportamental mais popular e utilizado de forma mais ampla.

QUATI

O teste Quati (Questionário de Avaliação Tipológica) é uma avaliação que visa definir os padrões cognitivos e de comportamento de um indivíduo, com base nas teorias do psiquiatra e psicoterapeuta sueco, Carl Jung.

Dito isso, a aplicação do teste é feita da seguinte forma, são propostas situações hipotéticas e o profissional que está respondendo marca aquelas que acredita no seu ponto de vista, estarem mais adequadas.  Como resultado, o aplicador do teste tem acesso ao perfil da personalidade do candidato categorizado entre os tipos psicológicos idealizados por Jung:

  • atitude (se é mais introvertido ou extrovertido);
  • julgamento (se é mais racional ou sentimental),
  • percepção (se é intuitivo ou sensitivo).

Valorize cada perfil

Vale destacar que não há um perfil comportamental melhor do que o outro, tudo depende da atividade que a pessoa vai exercer. Os testes comportamentais contribuem somente para que a empresa possa organizar suas equipes de trabalho colocando a pessoa certa para cada função. Assim, cabe à empresa valorizar as competências e habilidades de cada colaborador para que ele se sinta motivado a continuar exercendo suas atividades.


voltar