20 dicas para tornar a sua empresa mais sustentável
Compartilhe

Se a sua empresa ainda não realiza nenhuma ação sustentável, descubra o que é possível de implementar. E para aquelas que já desenvolvem iniciativas de responsabilidade sócio ambiental, saiba como ampliá-las

O cuidado com a sustentabilidade que antes era uma tendência, agora é uma realidade. Se há algum tempo, a preocupação com ações socioambientais ficava a cargo de grandes companhias, hoje em dia, estas iniciativas são intrínsecas ao desenvolvimento de qualquer negócio, independentemente do tamanho dele.

Assim, pequenas e médias empresas têm voltado sua atenção à preservação do planeta e ao desenvolvimento de pessoas e comunidades, isso em todos os setores, incluindo o transporte rodoviário de cargas.

Até porque o TRC já aprendeu: não há progresso econômico sem inclusão social e respeito à natureza. Além disso, as empresas que adotam práticas administrativas éticas e ecologicamente corretas saem na frente de seus concorrentes, pois passam a ser vistas de forma muito mais positiva no mercado.

Se a sua transportadora está prestes a dar o primeiro passo nessa direção, mas teme que a mudança seja alvo de complicações, não se preocupe; a sustentabilidade pode ser colocada em prática sem prejudicar os demais processos da organização. Na verdade, você descobrirá a seguir que nem toda mudança precisa ser difícil e nem todo projeto mirabolante, quando se trata de sustentabilidade. Existem ideias simples de serem executadas e que fazem toda a diferença para as pessoas e o planeta.

E se o ponto de alerta for o econômico, saiba que a sustentabilidade não exige necessariamente empregar grande aporte de recursos financeiros, mesmo porque, um dos pilares dela é o de gestão econômica sustentável, que passa por controlar o desperdício e fazer com que os processos sejam mais eficientes.  

Então, que tal adotar uma nova postura começando agora? E se a sua empresa de transporte já desenvolve alguma iniciativa, veja em seguida se há algum ponto que pode ser aperfeiçoado ou acrescentado. Selecionamos vinte dicas valiosas de ações para serem colocadas em prática o quanto antes.

1 – Política dos 3R’s. Reduzir Substitua o papel por serviços na nuvem (Google Drive, Dropbox) para armazenar e compartilhar documentos. Troque os copos plásticos por canecas e garrafas. ReutilizarRecapar pneus é a forma mais comum de reutilizá-los, e é 15% mais barato que recauchutar e 50% mais barato que remodelar. ReciclarMadeira e pallets podem ser reciclados em marcenarias para fabricação de cadeiras e mesas, assim também como todo material de alumínio, desde uma lata de refrigerante até a carroceria do caminhão.

2 – Captação e reaproveitamento de água das chuvas – Com a armazenagem dá para utilizá-la para a irrigação de áreas verdes, na limpeza de pátios e áreas de serviços ou na lavagem de frota de veículos, o que ajuda bastante na economia de água potável.

3 – Aproveitamento da iluminação natural – Telhas translúcidas em fibra de vidro leitosa permitem a entrada de luz com menor incidência dos raios solares e contribuem na economia de energia por favorecerem a claridade do dia.

4 – Instalação de lâmpadas de LED – Além de colaborarem para a redução no consumo de energia, o LED tem um aproveitamento 80% maior do que a iluminação incandescente.

5 – Sensores nos ambientes – Sensores de presença, dimmers e temporizadores favorecem a economia, pois acionam e desligam automaticamente as lâmpadas.

6 – Uso de combustíveis renováveis – Ao integrar na frota veículos que utilizam combustíveis considerados limpos como aqueles movidos a energia elétrica, biometano, GNV ou híbridos, você contribui para a redução de emissão de poluentes.

7 – Captação de energia solar – A instalação de painéis fotovoltaicos no telhado, ou acima do baú dos veículos, transforma a radiação solar em energia, reduzindo o consumo de energia elétrica.

8 – Teste de opacidade – Fazer o teste de opacidade não só garante o atendimento aos limites de emissões veiculares e evita multas, como também, diminui o consumo de combustível e por consequência a emissão de carbono.

9 – Treinamento para direção econômica – Existem cursos para aperfeiçoamento dos condutores, que ensinam praticar uma direção que economize combustível e diminua também a emissão de CO₂ (dióxido de carbono).

10 – Reflorestamento – Plantio de áreas verdes ajuda na captação e retirada do carbono da atmosfera.

11 – Separar os vários tipos de lixo – A instalação de ecopontos ou lixeiras de coleta seletiva coloridas, que se distinguem para cada tipo de material: papel, plástico, vidro e metal auxilia o processo de reciclagem.

12 – Parcerias que possibilitam a coleta dos recicláveis – Existem cooperativas que coletam papelão e embalagens, algumas fazem isso in loco. Buscar esse tipo de parceria, além de um benefício para o meio ambiente ajuda também na organização da empresa.

13 – Qualidade da frota – A manutenção preventiva evita falhas antes que aconteçam, reduz custo, economiza na mão de obra, consumo e tempo improdutivo do veículo.

14 – Premiação pela prevenção – Premiar profissionais de áreas com zero acidentes e motoristas com a condução mais segura incentiva a atenção e segurança no trabalho.

15 – Cuidados com a saúde – Promover campanhas e treinamento de prevenção sobre uso de álcool e drogas ou o acompanhamento psicológico dos motoristas, colabora para prevenir acidentes.

16 – Aprendizagem organizacional – Um programa que incentiva colaboradores mais experientes a serem instrutores dos mais novos, além de mostrar reconhecimento àqueles que têm mais tempo de empresa, promove uma maior integração da equipe.

17 – Formação profissional – Parcerias com faculdades que concedem descontos e até bolsas de estudo para os colaboradores da empresa corrobora para o desenvolvimento profissional, apoiando o crescimento da empresa tanto individualmente quanto coletivamente.

18 Doações – Campanhas e com doações de alimentos, produtos de higiene, brinquedos e livros mostra um comprometimento da empresa com a comunidade e colabora para fomentar a solidariedade entre os colaboradores.

19 – Voluntariado – Incentivar projetos com atividades específicas para doar talentos: recreação com crianças, treinamento esportivo, assistência social em beleza e higiene ou confecção e distribuição de marmitas, demonstra a vontade de diminuir a desigualdade social.  

20 – Campanhas Solidárias – Arrecadação para o Natal Solidário, ou Campanhas do Agasalho no frio ou de Doação de Sangue prova a sensibilidade que organização tem perante a sociedade.

E aí gostou das dicas? Quantas delas sua empresa já realiza? Sua transportadora desenvolve ações diferentes, que você não viu por aqui? Aproveite então, para compartilhá-las conosco se inscrevendo no 8º Prêmio de Sustentabilidade.

As 20 iniciativas listadas foram realizadas, testadas e aprovadas por outras transportadoras. Elas foram retiradas do e-book exclusivo: “Boas Práticas de Sustentabilidade”, lá ainda tem muito conteúdo interessante que você pode conferir. 


voltar