Compartilhe
02 de Dezembro de 2015 – 05h22 horas / Portal Transporta Brasil

As vendas de caminhões no país retraíram 18% em novembro ante outubro. No acumulado dos 11 meses, as 66 200 unidades vendidas aprofundam a queda no comparativo anual para 46,3%. Os dados do Renavam divulgados na terça-feira (1º) pela associação dos concessionários, a Fenabrave, demonstram que a retomada dos financiamentos pela linha do BNDES Finame PSI, anunciada no início de novembro, não ajudou em nada a aquecer os negócios no fim do ano.

 


“Esse anúncio mais atrapalhou do que ajudou. Existiam muitas negociações em andamento que simplesmente pararam. Existem agora milhares de pedidos parados à espera de aprovação no BNDES”, explica João Pimentel, diretor geral da Ford Caminhões.

 

No fim de outubro, o governo cancelou desembolsos da linha Finame-PSI, um mês antes do que era normalmente esperado pelo mercado. Após pressões dos fabricantes em Brasília, o financiamento foi retomado, mas os pedidos só foram aceitos até o dia 27 de novembro. Contudo, como o BNDES pode demorar mais de um mês para analisar cada proposta, muitos negócios ficaram represados, podem até ser concretizados este mês, mas isso impactou negativamente no resultado de novembro.

 


ÔNIBUS


As vendas de ônibus também seguem em queda profunda em 2015, ainda que a amplitude do tombo seja um pouco menor. De janeiro a novembro foram emplacadas 18 700 unidades, o que significa retração de 35,9% em comparação com o mesmo intervalo de 2014. Somente em novembro o número de ônibus vendidos somou 1 100, em leve alta de 1,6% sobre outubro, mais em baixa de quase 58% ante o mesmo mês do ano passado.


voltar