Compartilhe
02 de Fevereiro de 2017 – 04h17 horas / Diário do Grande ABC

O ano de 2017 mal começou e as vendas de veículos zero-quilômetro já registraram queda. Foram comercializadas no mês passado 147,2 mil unidades, redução de 5,18% na comparação com janeiro do ano passado, quando haviam sido licenciados 155,2 mil exemplares.


Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (01) pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).


Em relação a dezembro, as vendas retraíram 27,96%. No último mês do ano, foram comercializadas 204,3 mil unidades. Para Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, tradicionalmente janeiro é mês mais fraco nas vendas de veículos em razão da antecipação de compras em dezembro e dos compromissos da população no início do ano. “As promoções do fim do ano e o 13º salário, geralmente, atraem o público a adquirir um veículo. Já o início de ano é marcado por muitos compromissos financeiros para as famílias, como IPVA, matrícula e material escolar, entre outros. Com isso, o consumidor se retrai para fazer novos investimentos no primeiro mês do ano. ”


Quanto à diminuição dos emplacamentos frente a janeiro do ano passado, Assumpção Júnior limitou-se a dizer que houve aumento nas vendas de comerciais leves (pickups, vans e furgões), “o que demonstra uma sinalização de retomada na economia”. A alta foi de 20,4% ante igual mês de 2016, com 22,1 mil unidades vendidas. Já os automóveis registraram redução de 4,07%, com o licenciamento de 143,5 mil carros.


Os pesados amargaram a maior retração, de 34,88%, ao comercializar 3.647 unidades em janeiro.


voltar