Compartilhe
19 de Março de 2018 – 14h20 horas / CNT

Investir em reaproveitamento de água na lavagem de veículos representa uma grande economia para os transportadores e para o meio ambiente. Estudos realizados pela CNT mostram que a estimativa é que os sistemas de reuso já implantados nas empresas brasileiras conseguem economizar cerca de 32 milhões de litros de água a cada ciclo de lavagem de todos os veículos, o que corresponde a 50,6% do total de 63 milhões de litros gastos.

 

O presidente da Confederação, Clésio Andrade, destaca que os resultados obtidos hoje, com a implementação de sistemas para reaproveitados recursos hídricos, já têm sido muito positivos, e a proposta é estimular ainda mais os transportadores a adotarem medidas sustentáveis.

 

A CNT estima que os 32 milhões de litros por ciclo de lavagem economizados atualmente pelo setor correspondem a 63,3% do total de economia que seria possível (51 milhões de litros). Segundo ele, com a divulgação da sondagem, do manual e do simulador, “mais transportadores se qualificarão para reduzir o consumo de água, reforçando suas ações de sustentabilidade”, afirma Clésio Andrade.

 

A Sondagem mostrou que, em média, 49% dos transportadores entrevistados possuem tratamento de água e reutilizam o recurso. Entre aquelas que não têm sistemas, a maioria (58%) tem interesse em implementá-los. No levantamento, 80,9% dos entrevistados disseram adotar ações de combate ao desperdício de água.

 

O diretor-executivo da CNT, Bruno Batista, destaca que grande parte dos transportadores entrevistados (43,0%) também possui sistemas de gestão ambiental implementados nas garagens. “Esses sistemas mostram o interesse em práticas sustentáveis. Além do gerenciamento dos recursos hídricos, elas estão desenvolvendo a gestão de combustível, energia, resíduos, entre outras medidas que trazem ganhos socioambientais e econômicos”. Entre os transportadores que não possuem esses sistemas de gestão ambiental, 59,3% afirmaram que pretendem adotá-los.

 

De acordo com a CNT o tempo de retorno do investimento nesses sistemas é relativamente baixo e, depois de pago, o benefício é permanente.

 

Acesse o Manual CNT de Gestão Hídrica.

 

Acesse o Simulador de Reúso da Água.


voltar