Compartilhe
31 de Maio de 2017 – 05h48 horas / Segs

O Sindicato e a Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais realizam, no mês de junho, uma série de atividades para preservar o meio ambiente e conscientizar transportadores e colaboradores do setor para a questão. A ação faz parte do “Junho Verde” em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho. Fazem parte das ações um ciclo de palestras, capacitações, uma blitz em parceria com a PBH e a solenidade de entrega do Prêmio Melhor Ar.

 

“A Fetcemg e o Setcemg estão empenhados em contribuir com a sustentabilidade econômica e social no setor dos transportes de carga, o que reflete positivamente em ações de preservação ambiental”, comenta Sérgio Pedrosa, presidente da Fetcemg. Ele explica que a entidade é a responsável por gerenciar em Minas Gerais o programa Despoluir da CNT (Confederação Nacional do Transporte). “Esse é um programa que vai de encontro ao nosso pensamento, que é de reduzir a emissão de gases poluentes e ainda gerar economia para o setor de transportes”.

 

A programação do Junho Verde começa no dia 07 de junho, às 14h, com a Blitz Despoluir e Operação Oxigênio. A blitz acontece na avenida Antônio Abrahão Caram próximo ao estádio do Mineirão. Durante a blitz serão aferidos nível de opacidade das fumaças emitidas pelos veículos de carga, entregues folhetos educativos e brindes.

 

No dia 09 de junho, às 16h, o instrutor do SEST SENAT, Vinícius Damasceno, ministra palestra “Sustentabilidade e reciclagem” na sede da Fetcemg, à avenida Antônio Abrahão Caram, 728, Pampulha. Já no dia 20 de junho, às 9h, o assessor jurídico ambiental do Setcemg Walter Cerqueira fala sobre “Legislação Ambiental Aplicada ao Transporte”.

 

Para encerrar o Junho Verde, a Fetcemg e Setcemg realizam no dia 23 de junho a solenidade de entrega do Prêmio Melhor Ar, que homenageia as empresas de transportes de carga ambientalmente responsáveis e que monitoram a emissão dos gases e fumaça de seus veículos pelo Programa Despoluir, visando melhorar a qualidade do ar e o uso racional do combustível.

 

Para encerrar o Junho Verde, a Fetcemg e Setcemg realizam no dia 23 de junho a solenidade de entrega do Prêmio Melhor Ar, que homenageia as empresas de transportes de carga ambientalmente responsáveis e que monitoram a emissão dos gases e fumaça de seus veículos pelo Programa Despoluir, visando melhorar a qualidade do ar e o uso racional do combustível.

 

Até o ano passado, o evento já premiou mais de 30 empresas. “Essa é uma das ações que a Fetcemg realiza para incentivar o controle da qualidade do combustível consumido, regulagem do motor e a e economia do diesel”, explica Sérgio Pedrosa, presidente da Fetcemg.

 

Despoluir

 

A Fetcemg conta com cinco unidades móveis de avaliação veicular equipada com um opacímetro e instrumentos necessários para analisar os pontos críticos que influenciam na emissão de poluentes e no uso racional de combustível dos veículos movidos a diesel e com técnicos capacitados para realizar as aferições, analisar os resultados e sugerir medidas de melhor desempenho para as empresas.

 

Marta Gusmão, coordenadora do Despoluir em Minas Gerais, revela que no ano passado foram realizados 18.807 testes de opacidade com 84,05% de aprovação. “O número de testes só têm crescido e até o momento já realizamos 7,122 testes de opacidades com 84,52% de aprovação”. Ela explica que com a aferição dos veículos, consegue-se reduzir a poluição atmosférica provocada por veículos automotores (fontes móveis), através da busca de limites mínimos de emissão.

 

A aferição também é um bom indicativo do estado de manutenção do conjunto motor, bomba, injetora, bicos injetores, regulagem do ponto de injeção e filtros de ar e combustível e dá indicativos para um melhor aproveitamento do diesel, alcançando um melhor nível de eficácia energética. “Com isso, temos uma diminuição de poluentes emitidos para a atmosfera. Além disso, a menor emissão dos veículos a diesel traz economia de combustível e possibilita um melhor desempenho econômico para empresários de transporte e caminhoneiros autônomos”, conclui Gusmão.


voltar