Plenário do Senado reconduz Jorge Bastos à direção da ANTT
Compartilhe
20 de Fevereiro de 2014 – 04h31 horas / Agência Senado

O Plenário aprovou a recondução do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos, na tarde desta quarta-feira (19). Ele recebeu 49 votos favoráveis e 17 contrários à sua permanência na entidade.

 

Durante a votação, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) subiu à tribuna para se opor à escolha de Bastos. Para ele, a indicação foi muito mais política do que baseada no mérito ou no conhecimento de Bastos sobre a área de transportes terrestres. O senador questionou a especialização do diretor e mencionou que ele, inclusive, já admitiu ter apenas uma experiência “de usuário” sobre transportes terrestres.

 

Aloysio Nunes contou que antes de chegar à ANTT, a atribuição de Jorge Bastos era cuidar de um time de basquete de uma universidade do ex-senador Wellington Salgado, suplente do ex-senador Hélio Costa, do PMDB de Minas Gerais. No Senado, teria trabalhado como assessor de gabinetes.

 

– É a recondução de alguém que foi indicado meramente por filhotismo político. Aliás, em outras três agências reguladoras os diretores sequer foram sabatinados e ocupam os cargos como interinos, porque a presidente da República não consegue resolver as brigas políticas que hoje fracionam sua base parlamentar – criticou.

 

Ainda de acordo com Aloysio Nunes, a escolha de Jorge Bastos para a ANTT foi uma forma de compensar o ex-senador Hélio Costa pela demissão de Carlos Henrique Custódio, ex-presidente dos Correios e, supostamente, seu apadrinhado político.

 

Quem saiu na defesa de Jorge Bastos foi o senador Romero Jucá (PMDB-RR), que elogiou a gestão de quatro anos à frente da agência reguladora. Em seu desagravo, afirmou que ele foi indicado pelo governo por mérito, e não para agradar Hélio Costa.

 

Na mesma linha falou o senador Blairo Maggi (PR-MT), dizendo que a ANTT tem sido célere nas demandas levadas pelo setor produtivo.

 

– Jorge Bastos tem sido prestativo em resolver problemas setoriais, com presteza e rapidez. Tenho certeza que a administração dele atenderá às necessidades do país –  afirmou.


voltar