Reeleito à presidência do SETCESP, Tayguara Helou é sinônimo de gestão eficiente
Compartilhe
Data – hora / Fonte

Quase 100% de crescimento em três anos. Esse foi o resultado do primeiro mandato de Tayguara Helou à frente do SETCESP, que começou com 1.365 associados e saltou para 2.562 no final de 2018. Os números surpreendem e dão uma boa amostra do que um jovem empresário foi capaz de fazer com muito trabalho e com o respaldo de uma equipe competente e comprometida.

“O segredo do sucesso é trabalhar sempre pensando nas empresas. Não é demagogia. Se a gente mostrar ao empresário que estamos focados em melhorar o negócio dele, a rentabilidade da empresa, dando apoio e oferecendo bons serviços ele vem para cá. Hoje a nossa principal contribuição é a social, enquanto as que eram obrigatórias já estão lá embaixo no ranking de arrecadação do SETCESP”, orgulha-se, com toda razão, Tayguara.

Essa proximidade da entidade com o associado é algo que o SETCESP preza muito. “Agora vou passar a receber os novos associados na semana anterior à reunião de Diretoria Plena, para poder dar mais atenção, entender melhor sobre a atuação da empresa, sua especialidade, dificuldades. E, dessa forma, conseguiremos identificar as reais necessidades e ajudá-los a buscar soluções”. 

Outro ponto de destaque na gestão de Tayguara é a comunicação. De acordo com ele, não adianta ser bom e oferecer serviços de qualidade se o mercado não souber disso. “Nosso setor é diferenciado e precisa melhorar muito na comunicação. Mostrar o quanto é capaz e que pode fazer a diferença nos mais variados setores da economia”.

Por mais que esteja tudo indo (muito) bem, Tayguara quer se reinventar e fazer diferente: dar continuidade, porém sem continuísmo. Ele explica o que quer dizer com essa expressão. “Pretendo continuar fazendo tudo, mas de forma diferente. E já começamos pela posse da nova diretoria: um evento de trabalho, com apresentação de resultados e planos para o futuro. Isso é inovador no setor de transporte”. 

Outra novidade está na área de eventos, que terão datas pré-estabelecidas, mas os temas serão definidos de acordo com o cenário do momento. “A ideia é promover eventos que, de fato, façam a diferença no dia a dia das empresas. Dar continuidade agregando inovação”. 

Nas próximas semanas, o SETCESP lançará seu novo portal buscando ser a primeira entidade 4.0 do setor. Tayguara explica que todas as interações do sindicato acontecerão pelo portal, sendo este 100% responsivo e integrado com as mídias sociais. “O associado terá uma área restrita com informações privilegiadas. Além disso, poderá pagar sua contribuição de diversas formas, quando e onde puder”. 

Quando perguntado sobre como se sente em ser um dos principais protagonistas do sucesso atual do SETCESP, Tayguara é enfático: “fico muito honrado pelo reconhecimento, mas isso é resultado de 83 anos de trabalho realizado também pelos outros presidentes que passaram pela casa. O SETCESP foi o berço de outras entidades e costuma ser pioneiro em tudo que faz. Isso me orgulha muito”. 

Sobre os planos para o futuro, o jovem presidente afirma que as conquistas ficaram para trás. “Agora é olhar para a frente. Não vamos nos conformar que o trabalho está bom. Vamos tentar metas mais audaciosas e bandeiras mais complicadas e continuar o trabalho sempre pensando nas empresas”, finaliza.

COMJOVEM
Tayguara credita à COMJOVEM sua ascensão no TRC. “Foi a ferramenta que efetivamente fez toda a revolução na minha vida e na forma de representação do TRC. E tudo começou no SETCESP, quando meu pai reinaugurou a COMJOVEM de São Paulo e, em 2008, na NTC, já no formato Nacional”. 

Ele lembra que, em sua primeira reunião na COMJOVEM de São Paulo, seu pai e então presidente do SETCESP, Urubatan Helou, disse que as entidades não são das pessoas e sim de um colegiado. “Essa frase eu levo sempre comigo”.

 


voltar