Maggi – Consórcio, você já pensou nisso?
Compartilhe
Data – hora / Fonte

O consórcio funciona da seguinte forma: um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que se unem para comprar um bem que estão interessadas.

Esse grupo deve ser administrado por uma empresa, que será responsável por viabilizar o funcionamento do consórcio e, por isso, cobra uma taxa de administração. Essa taxa não se compara em nada com o valor dos juros cobrados em um financiamento por exemplo, este é o diferencial do consórcio.

A empresa administradora divide o valor do bem em um número de parcelas, de modo que a soma das parcelas pagas pelos consorciados a cada mês permita adquirir um ou mais desses bens. Então mensalmente, um ou mais consorciados são contemplados por sorteio ou lance e adquirem a carta de crédito. A cota contemplada recebe a carta de crédito e compra o bem desejado. No entanto, mesmo depois de contemplado, o consorciado continua pagando as parcelas para que as outras pessoas do grupo possam ser contempladas também e depois que todas forem contempladas, o grupo se encerra.

Algumas administradoras de consórcios incluem outros custos além da taxa de administração. Um exemplo é o fundo de reserva, que é utilizado para cobrir eventuais despesas e perdas com inadimplência. Ele existe para garantir que todos os consorciados sejam contemplados, mesmo se alguns deixarem de pagar suas parcelas naquele mês. Se esse dinheiro não for utilizado, ele é devolvido aos consorciados ao final do grupo.

Apesar do sistema de consórcio ser considerado uma modalidade de compra de bens que vem crescendo há mais de 50 anos, muitas pessoas ainda não sabem como funciona esse sistema e acabam acreditando que pagar juros seja talvez a única alternativa, quando não se pode comprar à vista.

Por outro lado, estão muitas empresas acreditam no poder do consórcio e hoje renovam sua frota por meio desse sistema. Uma vantagem, é que depois de contemplado o caminhão passa a gerar lucro e esse lucro pode ser utilizado para quitar as parcelas do consórcio.

Algumas pessoas preferem guardar dinheiro para comprar um bem, ao invés de ter custos com taxa de administração em um consórcio. Para quem não tem essa disciplina, o consórcio é uma ótima alterativa para poupar dinheiro. Quem recebe antes, pode ter muitas possibilidades de lucros extras, mas quem recebe a carta no final do grupo, recebe o valor que pagou com todas as correções.

Há duas formas de ser contemplado: por sorteio ou lance. O sorteio é prioritário e é realizado com base no resultado da Loteria Federal, exceto as assembleias previstas no aditamento contratual, cujos resultados são obtidos por globos. Caso não tenha disponibilidade do fundo comum, desconsidera-se a contemplação.

Mas quem não quer apenas esperar para contar com o sorteio, outro caminho é ofertar um lance. Os lances podem ser fixos com percentual estipulado, ou livres com um percentual mínimo a ser ofertado. Ao realizar o pagamento do lance, é considerado como antecipações das parcelas na ordem inversa.

Quando a cota é contemplada, o consorciado recebe o bem e com o benefício que não pagou juros. Costuma-se dizer que o consórcio é para quem não precisa do bem agora. É muito importante o consorciado planejar o prazo do grupo de acordo com o que deseja receber. Outro fato importante é manter os pagamentos em dia para poder participar das assembleias.

O Banco Central do Brasil disponibiliza uma lista das entidades autorizadas a trabalhar na modalidade de consórcios. Essa segurança você encontra em administradoras de confiança, associadas pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) que é a entidade que representa o sistema de consórcios em todo o território nacional.

Como é o caso do Consórcio Maggi, nele você encontra toda a linha Caminhões e Ônibus Volkswagen e Man disponível para consórcio com excelentes condições de mercado, planos flexíveis e parcelas acessíveis. Tudo isso com garantia de entrega das marcas proporcionando assim uma forma segura, inteligente e transparente na aquisição de bens. E o associado SETCESP tem benefícios exclusivos no Consórcio Maggi, como por exemplo, a menor taxa do mercado!

O Consórcio Maggi é uma empresa com mais de 30 anos de experiência, que traz em seu portfólio marcas como: veículos das marcas Fiat, Volkswagen, Toyota, Jaguar e Land Rover motocicletas Harley-Davidson e máquinas industriais Caterpillar. Além disso, o Consórcio Maggi atende também no segmento de imóveis.

Você pode fazer simulações e encontrar o bem desejado com parcelas acessíveis que se encaixam no seu orçamento. Você também pode encontrar outras informações em www.consorciomaggi.com.br.

 

Contato:
(11) 4025-6000 / 0800-778-1100
www.consorciomaggi.com.br
consorcio@consorciomaggi.com.br
(11) 9.8157-0300 – Carlos Passini
carlos.passini@consorciomaggi.com.br 

 

* Esse conteúdo faz parte da Revista SETCESP para a edição do Guia do TRC 2019.


voltar