Compartilhe
18 de Março de 2016 – 05h20 horas / Luiz Marins

O homem moderno se distanciou da natureza de tal forma que nem percebe mais as mudanças das Estações do ano e as lições que elas têm a nos oferecer.

 

O Outono, que se inicia no dia 21 de março no Hemisfério Sul, é uma das mais enigmáticas das estações. Ela é uma estação preparatória para o Inverno.  Nem mesmo o nome “outono” tem sua origem pacificamente determinada. Mas quais lições o Outono nos dá?

 

A maior lição é que, como no Outono, devemos nos preparar para momentos de “Inverno” ou momentos mais difíceis da vida. No Outono, as plantas deixam suas folhas caírem para reservar mais energia para enfrentar o Inverno. Com menos luz, menos chuva (água), menos calor, as plantas sabem que devem se livrar do que lhes exige muita energia.  Essa sabedoria da natureza deveríamos trazer para nossas vidas.

 

Todos nós teremos que enfrentar Invernos em nossas vidas e sejam eles mais ou menos fortes, sempre exigirão de nós muita energia. Esses invernos poderão ser a perda de entes queridos, de um emprego, de contratos, traições, separações, deslealdades, problemas de saúde etc. Se não tivermos energia acumulada – tanto física, mental como espiritual – poderemos sucumbir diante do frio implacável desses invernos pessoais e profissionais.

 

Assim, como no outono a natureza se prepara para enfrentar o inverno e sobreviver a ele, nós também temos que aprender a nos preparar, a nos precaver, a viver com equilíbrio. Isso significa nos livrar de tudo o que seja supérfluo, desnecessário, custoso demais. Significa aprender a viver frugalmente, com menos bens materiais e mais qualidade nos relacionamentos que nos agreguem mais energia e motivação.

 

Pense nisso. Sucesso! Viva o Outono com sabedoria!

 


voltar