Compartilhe
26 de Agosto de 2016 – 04h21 horas / Fiesp

Na passagem para agosto, o Índice de Confiança dos Empresários Industriais (ICEI-SP) dos estabelecimentos de pequeno porte (10 a 49 empregados) de São Paulo subiu 2,3 pontos e atingiu 49,0 pontos, patamar que não era atingido desde setembro de 2013 e que chega muito perto da estabilidade, representada pelo nível de 50,0 pontos. O levantamento é feito pelo Departamento de Micro, Pequena e Média Industria da Fiesp (Dempi). A análise da evolução do ICEI-SP mostra que a recuperação da confiança se intensificou nos últimos meses, sugerindo que a economia esteja perto de uma possível retomada caso ultrapasse a linha divisória.

 

O indicador de condições da empresa para o mesmo segmento avançou 1,7 ponto e chegou a 41,7 pontos, sinal de menor intensidade na queda. O indicador das condições da economia brasileira avançou para 38,9 pontos em agosto (4,4 pontos acima da leitura anterior).

 

Expectativas

 

O indicador de expectativas para os próximos seis meses, que já tinha ultrapassado a linha indicadora de estabilidade, avançou mais 2,1 pontos e atingiu 53,3 pontos em agosto, sinal de expectativas positivas para os próximos meses.

 

No segmento das médias indústrias (50 a 249 empregados) também houve avanço no indicador de expectativas para os próximos seis meses. Em sua quarta alta consecutiva, chegou a 49,1 pontos em agosto (contra 48,1 em julho), aproximando-se ainda mais da linha de estabilidade e indicando uma possível reversão na expectativa nos próximos meses.

 

Em relação à confiança dos empresários da média indústria, agosto teve a quarta alta seguida, passando de 44,0 para 45,8 pontos.


voltar