Compartilhe
15 de Dezembro de 2016 – 03h34 horas / Mundo Logística

Um estudo da Colliers International Brasil apontou resultados positivos para o mercado de condomínios logísticos de alto padrão. Mesmo diante do período de recessão da econômica, o segmento fechou o terceiro trimestre de 2016 com 505 mil m² de absorções brutas, representando um crescimento de 17% em relação ao segundo trimestre.

 

Segundo o presidente da Colliers, Ricardo Betancourt, o mercado de logística está diretamente ligado ao consumo. “Os resultados devem melhorar à medida que o desemprego parar de crescer”, diz Betancourt.

 

O percentual de condomínios vagos foi de 25%, mantendo-se estável em relação ao trimestre anterior. Comparado ao mesmo período do ano passado, a taxa de vacância cresceu 7% nacionalmente, sendo que os estados que apresentaram os maiores percentuais foram Paraíba (100%), Distrito Federal (59%) e Amazonas (54). Os estados com taxas mais baixas foram Goiás (0%), Santa Catarina (6%), Ceará (7%) e Pernambuco (9%). O preço médio de locação fechou em R$ 20 m²/mês, mesmo valor praticado no terceiro trimestre do ano passado.

 

O inventário de condomínios logísticos de alto padrão do Brasil é de 12,205 milhões de m², um aumento de 195 mil m² em relação ao trimestre anterior. Os maiores inventários estão em São Paulo (7,549 milhões m²), Rio de Janeiro (1,508 milhão m²) e Pernambuco (982 mil m²).


voltar