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Litoral Sul de São Paulo poderá ganhar novo acesso multimodal
08 de Setembro de 2015 – 05h10 horas / Portal Transporta Brasil

Por meio de uma Parceria Público-Privada, a empresa que efetuou as obras do Rodoanel Mario Covas pretende por em prática um novo empreendimento. A ideia é construir um novo acesso ao Litoral Sul de São Paulo, com a intenção de desafogar o constante fluxo de veículos de passeio e de carga. Segundo informações publicadas pelo jornal Folha de São Paulo, esta proposta conta com o apoio das prefeituras das cidades litorâneas e deve concorrer ainda com outros projetos rumo à Baixada Santista. A porposta depende do panorama econômico para sair do papel de fato.

A chamada Via Mar abrangeria 36 quilômetros, que corresponderia ao trecho entre o início do Trecho Leste do anel viário, no município de Suzano (SP), e o Porto de Santos. De acordo com a Contern, que delineou o projeto, na primeira fase do empreendimento – avaliada em aproximadamente R$ 8 bilhões – haveria um túnel de 21 a 23 quilômetros, inspirado na mesma tecnologia utilizada no Canal da Mancha entre Reino Unido e a França. Ao todo, seriam três faixas para o tráfego rodoviário e, abaixo das pistas, já em uma segunda etapa, seria construída uma linha férrea e também uma faixa de transporte dutoviário.

Estima-se que a licitação leve de 12 a 18 meses para ser concluída e, por fim, a primeira fase da Via Mar seja finalizada quatro anos depois.

Ideia surge junto com a necessidade de se discutir a mobilidade do acesso a litoral de São Paulo, 13 anos após a inauguração da Nova Imigrantes. Um projeto preliminar e semelhante ao exposto agora já havia sido apresentado pelo governo estadual há dois anos, que foi considerado inviável naquele período devido à conjuntura da economia do País.

Fluxo pesado no litoral

A necessidade da construção de novos acessos entre São Paulo e a Baixada Santista voltou a ser discutida em junho deste ano, e um dos principais motivos foi também a inclusão do aeroporto de Itanhaém no pacote de investimentos logísticos do Governo Federal. Na ocasião, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), órgão ligado ao governo estadual, afirmou em nota que o estudo de viabilidade de um novo empreendimento seria concluído até o fim de 2015.

Já existe há 18 anos uma autorização para uma nova estrada passando pela Serra do Mar. Na época, o então governador Mário Covas liberou a abertura de processo licitatório para a construção e exploração da Rodovia Parelheiros-Itanhaém. A Lei 9.851, de 24 de novembro, foi publicada no Diário Oficial do Estado do ano de 1997.

O tráfego cresce ano a ano. Por exemplo, na última temporada de verão, entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, segundo a concessionária Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes e parte da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, 4.238.134 veículos desceram a serra em direção ao litoral. O número é 1,5 milhão maior que o registrado entre as temporadas 2010/2011.

Com informações do jornal Folha de São Paulo


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