Autuações de condutores embriagados caíram em São Paulo em 2018
Compartilhe
Data – hora / Fonte

Segundo balanço do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), a fiscalização do Programa Direção Segura cresceu mais de 600%, mas as autuações de condutores embriagados caíram, em 2018, ao menor nível desde que as operações tiveram início em 2013. No feriado prolongado do Carnaval, o programa autuou 68 pessoas em cinco cidades: Tatuí, Campinas, Capital, Osasco e Ribeirão Preto.

Os agentes do programa registraram no Estado de São Paulo, no ano passado, 1 autuação a cada 19 veículos fiscalizados. O índice é 28% maior que o de 2017 (1 para 15 fiscalizações) e 84% maior que o de 2013 (1 para 10).

O número de veículos fiscalizados em 2018 também foi recorde (89.965), assim como o número de operações (304) em todo o Estado. Desde o início do programa, o total de veículos fiscalizados para punir quem mistura bebida e direção cresceu 605%. Ao todo, foram 4.684 autuações no ano passado, queda de 9% em relação ao ano anterior.

O Detran.SP associa a redução de flagrantes de motoristas dirigindo alcoolizados à ampliação da fiscalização, assim como às campanhas de educação para o trânsito e à oferta de aplicativos de transporte particular, serviço que até pouco tempo não existia.

Essa diminuição nos números de condutores embriagados contribui também para a queda de mortes no trânsito paulista que, segundo dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, foi de 15,6% desde 2015, início do programa, o que representa mais de mil vidas poupadas. Outras medidas ligadas à redução de mortes são a fiscalização constante, as campanhas e os investimentos em infraestrutura — por meio de convênios com prefeituras, o Detran.SP está, por exemplo, destinando R$ 180 milhões em recursos de multas para mais de 8,2 mil intervenções em municípios.

Vale ressaltar que a Lei Seca não é fiscalizada apenas pelo Programa Direção Segura, que é coordenado pelo Detran.SP e integra equipes do órgão e das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, mas também em operações de rotina da Polícia Militar, no perímetro urbano, e das polícias Rodoviárias estadual e federal, nas rodovias.

CAPITAL
Os dados registrados no Estado também refletem o balanço da capital paulista. Em 2018, houve 1 autuação para cada 11,6 veículos fiscalizados, ante 9,7 em 2013 (+19%). As operações somaram 51 no ano.

 


voltar