Compartilhe
17 de Abril de 2017 – 04h37 horas / NTC&Logística

Liemar José Pretti pode ser considerado, de certa forma, um novato no setor. Iniciou sua história no TRC há 10 anos, quando foi trabalhar na empresa do pai e, desde então, vem se dedicando incansavelmente pelo desenvolvimento do setor em seu Estado e em todo o país.

 

Nessa mesma época, começou a se envolver com o sindicato local, quando José Antônio Fiorot assumiu a presidência. Fez parte da diretoria nos dois mandatos de Fiorot, sempre com o pensamento de trabalho em grupo e buscando as mudanças que julgava necessárias. “Sempre achei o associativismo importante para quem busca mudanças. Não dá para ficar esperando que os outros mudem aquilo que você acha que está errado”, afirma Liemar. 


Foi quando em 2003 surgiu a oportunidade de assumir a presidência do Transcares (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas & Logística no Estado do Espírito Santo), onde está até hoje, já no segundo mandato. De lá para cá, Liemar foi se envolvendo cada vez mais com as entidades representativas do setor no país inteiro, com o objetivo de levar ao Espírito Santo os assuntos de relevância nacional.

 

“Sempre fiz questão de estar presente nos eventos e nas reuniões da NTC, pois acredito que as entidades nacionais fazem a diferença e têm o poder de fazer o setor andar. As entidades trabalham muito bem, mas as empresas são acomodadas e não vão atrás de melhorias para seus funcionários e para o negócio”, comenta.


Em sua gestão, Liemar modificou o Estatuto do sindicato, pois queria mais empresários fazendo parte do dia a dia da entidade. Seguindo nessa direção, criou um Conselho Consultivo, composto pelos ex-presidentes do Transcares e presidido sempre pelo seu último presidente; a Diretoria Executiva, colegiado com 10 membros eleito por voto dos associados, sob a presidência do diretor-presidente, um vice-presidente institucional e um diretor-financeiro, além de diretorias operacionais de Carga Geral Fracionada, Carga Lotação e Carga Portuária; e completando o quadro também ganharam assento os Diretores Regionais do Norte, Sul e de Iconha, e um representante da ComJovem-ES.

 

Também é de sua autoria a reformulação do programa de capacitação, que já havia beneficiado mais de 350 profissionais que atuavam nas empresas do segmento de transporte de cargas e logística. Para executar essa reformulação, convidou a Faesa – uma das mais respeitadas instituições de ensino do Espírito Santo – para fazer parte deste novo momento. Com a entrada da Faesa, o Programa de Capacitação de Gestores de Negócio (PCGN) se transformou em curso de extensão, mas sua essência continuou a mesma: garantir a capacitação dos profissionais do segmento.


Embora valorize todas as ações e projetos que levam a assinatura do Transcares, Liemar faz questão de chamar a atenção para a importância e relevância do PCGN e da ComJovem dentro da entidade. “É preciso valorizá-los cada vez mais. O PCGN porque é um programa único e também pelo fato da capacitação ser uma de nossas principais bandeiras, afinal onde não existe conhecimento o desenvolvimento não acontece. Precisamos, portanto, continuar qualificando nossos profissionais nesse curso. E a ComJovem porque é uma importante ferramenta para garantir a continuidade do nosso segmento. Sem líderes e futuros gestores, onde o transporte de cargas vai parar? Precisamos das ideias inovadoras que só os jovens têm”, diz Pretti.

 

Recentemente, após estudos e sugestões concebidas pelo Transcares, com o apoio da Delegacia de Combate ao Roubo de Cargas da PC/ES, da SESP/ES e da SEFAZ/ES, o Governador do ES, Paulo Hartung, sancionou a Lei Estadual 10.638/2017 que alterou o artigo 1º da Lei Estadual 8.246/2006 que versa sobre o combate ao crime de receptação de cargas roubadas ou fruto de estelionato, por estabelecimentos/empresas com inscrição fiscal no ES. Foi uma vitória importante do Estado do Espírito Santo no combate a estes crimes que tanto prejudicam o setor. “Estou sempre em busca de soluções que tornem o setor mais competitivo. O trabalho junto aos Governo Estadual é um bom exemplo disso”, ressalta.

Também são destaques da gestão de Liemar a parceria com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), que propiciou uma linha de crédito especial para o segmento de cargas, e o novo Planejamento Estratégico da entidade, cuja proposta é recriar o mapa de trabalho, ação e atuação do sindicato.

 

A Medalha de Mérito do Transporte homenageia pessoas físicas e jurídicas que se destacam pela atuação no setor de transporte rodoviário de cargas. Para conhecer os homenageados dos anos anteriores


voltar