Compartilhe
18 de Maio de 2018 – 14h19 horas / G1

A cidade de Hamburgo, na Alemanha, começou a instalar nesta semana cerca de 100 placas de trânsito para avisar que veículos movidos a diesel estão banidos de trafegar em certas ruas do centro, segundo informações da agência Reuters.

 

A medida deve entrar em vigor até o final deste mês e ficarão proibidos os modelos que não atendem ao conjunto de regras de emissão de poluentes chamado "Euro 5", que foi adotado em 2009 na Europa e em 2012 no Brasil.

 

No entanto, a cidade ainda aguarda decisão da Justiça alemã para vetar uma quantidade ainda maior de veículos subindo a exigência para o "Euro 6".

 

O Euro 6 exige níveis de poluição ainda menores e está em vigor desde 2014 na Europa (no Brasil ainda não há definição sobre o endurecimento das exigências).

 

As vendas de carros movidos a diesel caíram na Europa e, mais drasticamente, nos Estados Unidos. Cidades como Paris, Madri, Atenas e Cidade do México também têm planos de banir veículos a diesel até 2025.

 

As fabricantes também indicam que vão reduzir e até acabar com a oferta de versões a diesel.

 

Diferentemente do Brasil, onde apenas picapes grandes e veículos pesados podem rodar com diesel, os menores carros de passeio também podem andar com o combustível na Europa.


voltar