Compartilhe
21 de Agosto de 2017 – 04h44 horas / Época Negócios

O governo federal zerou a alíquota do Imposto de Importação de 4,9 mil máquinas e equipamentos dos setores de informática, bens de capital, telecomunicações e outros voltados à infraestrutura. Esses produtos já estavam incluídos no regime ex-tarifário, que permite a redução, para até 2%, de bens não fabricados no Brasil.

 

A queda de 2 pontos percentuais das tarifas deve estimular investimentos da ordem de US$ 3,1 bilhões, na avaliação do governo. A medida foi decidida pela Câmara de Comércio Exterior (Camex).

 

Deste total, 4.552 são máquinas e equipamentos do setor de bens de capital e 351 são bens de informática e de telecomunicações, todos voltados à produção industrial. Com a redução, serão isentas do Imposto de Importação importações de equipamentos para indústrias dos setores médico-hospitalar, autopeças, alimentício, eletroeletrônico e de embalagem, entre outros.

 

Os novos equipamentos incluídos no regime especial de tributação também já terão o imposto zerado. Segundo o Ministério da Indústria e Comércio Exterior (Mdic), serão o publicados novos ex-tarifários, a 0%, que devem estimular investimentos de US$ 3,1 bilhões.


voltar