Gasolina e etanol fecham primeira semana do ano em alta nos postos do país; diesel recua
Compartilhe
09 de Janeiro de 2017 – 04h37 horas / Reuters

Os preços médios da gasolina e do etanol hidratado vendidos nos postos do Brasil fecharam a primeira semana do ano em alta, enquanto as cotações do diesel registraram ligeira queda, segundo levantamento semanal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

 

A gasolina registrou leve alta de 0,19 por cento, para 3,762 reais por litro, enquanto o produto concorrente, o etanol hidratado, subiu 0,67 por cento, para 2,863 reais por litro.

 

O preço do diesel caiu 0,16 por cento na semana de 1 a 7 de janeiro, para 3,046 reais por litro.
Dessa forma, o levantamento da ANP, divulgado neste sábado, não conseguiu captar ainda a alta na cotação no diesel de 6,1 por cento, anunciada pela Petrobras na quinta-feira, que passou a vigorar nas refinarias da estatal a partir de sexta-feira.

 

Se o reajuste for repassado integralmente para os consumidores, o preço pode subir em média 3,8 por cento, ou cerca de 0,12 por litro, na bomba, disse a Petrobras em comunicado.

 

O preço da gasolina nas refinarias foi mantido pela Petrobras.

 

A Petrobras surpreendeu parte do mercado ao elevar apenas o preço do diesel, uma vez que alguns analistas calculam que as cotações da gasolina estão abaixo da paridade de importação, o que não estaria de acordo com a atual política da estatal.


voltar