Compartilhe
25 de Abril de 2018 – 17h06 horas / Valor Econômico

A confiança do comércio registrou leve queda em abril, a primeira depois de sete altas seguidas, conforme levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) recuou 0,1 ponto, para 96,7 pontos. Em médias móveis trimestrais, o indicador avançou pelo oitavo mês consecutivo (0,5 ponto).

 

Em abril, sete dos 13 segmentos pesquisados tiveram alta. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) avançou 0,6 ponto, atingindo 94,1 pontos, o maior valor desde junho de 2014 (96,5 pontos). No entanto, o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 0,8 ponto, para 99,4 pontos.

 

No ano, os índices também caminham em sentidos opostos: o ISA-COM subiu 8,5 pontos enquanto o IE-COM recuou 5 pontos. Com isso, a diferença entre ISA e IE caiu a 5,3 pontos, a menor desde julho de 2015 (2,9 pontos).

 

"Depois de um período de alta consistente da confiança do comércio, a acomodação de abril parece refletir a incerteza em relação ao ritmo futuro da economia", avalia o coordenador da Sondagem do Comércio da FGV, Rodolpho Tobler. "A patinada das expectativas sugere que os empresários do comércio estão cautelosos em relação aos próximos meses, enquanto quarta alta consecutiva do Índice de Situação Atual reforça a percepção de que a fase de recuperação das vendas persiste."


voltar