Confaz divulga nova tabela com preços de combustíveis
Compartilhe
10 de Abril de 2014 – 01h08 horas / Info Abril

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) divulgou nova tabela de preços de referência dos combustíveis, que estabelece mudanças no preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) para os combustíveis em nove estados (AM, GO, MA, PA, PB, PI, RJ, RN e SP) e no Distrito Federal, com validade a partir de 16 de abril de 2014.

 

A medida é assinada pelo secretário executivo do conselho, Manuel dos Anjos Marques Teixeira.

 


Para São Paulo, por exemplo, o preço de referência da gasolina tipo "C" passará a ser de R$ 2,8920 por litro; e de R$ 3,1600 por litro no Distrito Federal.

 

O PMPF serve como parâmetro para a cobrança do ICMS retido pela Petrobras no ato da venda dos combustíveis aos postos de gasolina.

 

Além da gasolina, a tabela do Confaz traz os preços de referência do diesel, gás liquefeito de petróleo (GLP), querosene da aviação, etanol, gás natural veicular (GNV), gás natural industrial e óleo combustível.

 

Valor agregado

 

Também foi publicado hoje o ato que altera tabelas que tratam das margens de valor agregado relativas ao Convênio ICMS 110/07. Essa regra dispõe sobre o regime de substituição tributária nas operações com combustíveis e lubrificantes, derivados ou não de petróleo, e com outros produtos.

 

Os novos parâmetros entrarão em vigor a partir de 16 de abril de 2014. Há alíquotas específicas para diversos produtos, como gasolina automotiva e álcool anidro, álcool hidratado, óleo combustível, gás natural veicular, lubrificante derivado de petróleo, lubrificante não derivado de petróleo, óleo diesel, gás liquefeito de petróleo, gás natural veicular.

 

Os índices variam se forem operações internas (dentro do Estado), interestaduais ou originado de importações. Há também tabelas específicas para cada tipo de agente que realiza a operação, como produtor nacional de combustíveis e lubrificantes e distribuidoras, entre outros.


voltar